Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Danilo Peruchi de Freitas
Título(s): [pt] Inclusão da pessoa com deficiência no esporte educacional: um estudo de caso da Associação Cristã de Moços de São Paulo
Resumo: [pt] O processo inclusivo da pessoa com deficiência requer uma transformação da sociedade em suas diversas faces, de modo que proporcione condições de acesso e participação de todos de forma que sintam-se parte integrante de um grupo e com as mesmas possibilidades. Entretanto, a realidade ainda permanece distante do ideal. Deste modo, as esferas sociais, entre elas o esporte, ainda carecem de diferentes estudos e formas de intervenção quando levamos em consideração as questões referentes às pessoas com deficiência. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os pressupostos inclusivos inseridos no programa de esporte educacional na Associação Cristã de Moços de São Paulo e verificar a estrutura do programa com relação à participação da pessoa com deficiência ao esporte educacional O estudo apresentou caráter descritivo qualitativo com característica exploratória e documental. Participaram da pesquisa as 12 unidades de atendimento esportivo da Associação Cristã de Moços de São Paulo, representada por seus respectivos gestores. O gestor geral de esporte da instituição e o gestor nacional também compôs o grupo de participantes totalizando 14 pessoas delineando um perfil de amostragem com caráter não probabilístico. Os participantes foram entrevistados com um roteiro semiestruturado e os resultados foram analisados através da proposta de análise de conteúdo de Bardin (2011). A documentação das diretrizes que norteia o esporte na instituição e as propostas das unidades que participaram do estudo forma analisadas de forma interpretativa tendo como base o instrumento CIPP (Contexto, Insumo, Processo e Produto) sugerido por Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004). Os resultados apontaram necessidade de um olhar inclusivo na instituição, de melhoras nas instalações com diminuição das barreiras arquitetônicas, de aprimoramento da capacitação profissional, implantação de avaliações constantes que sustente e ampare as ações afirmativas com foco na inclusão da pessoa com deficiência no esporte, uma vez que atender a todos está na gênese da instituição.
Abstract: [en] The process of inclusion people with disabilities requires a transformation from society in its many faces, in that way society would provide access and participation equally and with the same possibilities to more people. However, the reality is still far from ideal. Thus, the social spheres, including sports still require more research when we consider issues relating to people with disabilities. The goal of this study is to examine the assumptions embedded in the inclusive educational sports program at the YMCA of São Paulo and to the structure of the program with respect to participation of people with disabilities in sports education. This study includes qualitative character descriptions with characteristic exploratory and documentary. Participants in the study consisted of 12 units of sports from YMCA São Paulo, represented by their respective managers. The general manager of the sport and the national authorizing institution were also in the group of participants totaling 14 people outlining a profile of non-random sampling. Participants were interviewed with a semistructured script and the results were analyzed through content analysis proposed by Bardin (2011). The documentation guidelines guiding the sport in the institution and the proposals of the units participating in the study will be analyzed interpretively based on the instrument CIPP (Context, Input, Process and Product) suggested by Worthen, Sanders and Fitzpatrick (2004). The results showed the need for a comprehensive look at YMCA São Paulo for improvements in facilities with architectural barriers decreased, improvements for professional training, implementation of ongoing evaluation to support and sustain affirmative action focusing on the inclusion of people with disabilities in sports, important since serving everyone is a mission of the institution.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Profª. Graciele Massoli Rodrigues
Assuntos: [pt] Educação inclusiva
[pt] Esportes para deficientes
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica