Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Danilo Atanazio da Luz Junior
Título(s): [pt] Efeitos de diferentes estratégias de aquecimento no desempenho neuromuscular de membros inferiores e superiores em adultos jovens.
Resumo: [pt] O presente estudo foi delineado para comparar o efeito de 3 diferentes estratégias de aquecimento no desempenho neuromuscular de adultos jovens para membros superiores e inferiores. A hipótese principal aponta que o aquecimento de força máxima (FM) melhorará o desempenho, e o aquecimento aeróbio (AE) e aquecimento de resistência de força (RF) podem diminuir ou não alterar a performance. Separamos em 2 experimentos sendo que o primeiro havia 16 sujeitos, adultos jovens hígidos que realizaram testes no exercício supino reto (SR). Experimento 1: No primeiro dia os sujeitos realizavam o teste controle de 1RM e após 10min de descanso realizavam um teste de repetições até a falha concêntrica com 70% de seu RM. Os testes realizados posteriormente foram feitos em dias aleatórios sendo eles: Aeróbio (AE): 5min de esteira a 60% do VO2max, Resistência de Força (RF): 1série de 15 repetições com 40% de 1RM e Força Máxima (FM) 2 séries de 2 repetições a 90% do RM. O mesmo procedimento foi feito no experimento 2, no exercício Leg Press Unilateral (LP). Após o teste de 1RM foram os testes foram aleatorizados: Aeróbio (AE) 5min de esteira a 60% do VO2máx; Resistência de Força (RF): 1série de 15 repetições com 40% de 1RM e Força Máxima (FM): 2 séries de 2 repetições a 90% do RM. Após os testes foi realizado a pergunta relacionada a Percepção Subjetiva do sujeito. Os resultados mostraram que no experimento 1 (SR) após o aquecimento, o teste de FM obteve-se melhor resultado no desempenho, não houve diferença estatística nos outros momentos. No segundo experimento (LP) foi encontrada diferença estatística entre os momentos, exceto entre o momento que os sujeitos não fizeram aquecimento (SA) e o teste AE. Assim como no primeiro experimento (SR) o aquecimento de força máxima permitiu melhor desempenho comparado aos outros testes. Concluímos que incluir o aquecimento de força máxima (FM) no treinamento de força pode ser uma boa estratégia na potencialização do desempenho na atividade principal.
Abstract: [en] The present study was designed to compare the effect of three different warm-up strategies in neuromuscular performance of young adults for upper and lower limbs. The main hypothesis suggests that the heating of maximum force (FM) will improve performance, and aerobic warm up (AE) and endurance warm up (RF) may decrease or not change the performance. Split in two experiments and the first had 16 subjects, young healthy adults who underwent exercise testing in bench press (SR). Experiment 1: The first day the subjects performed the test control 1RM, after 10min of rest, they performed a repetitions test to concentric failure with 70 % of their RM. The tests were later made on random days being: Aerobic (AE) : 5min treadmill at 60 % VO2max , Endurance (RF) : 1 set of 15 repetitions with 40 % 1RM and Maximum Force (FM) 2 sets with 2 repetitions with 90% of RM. The same procedure was done in experiment 2: Unilateral Leg Press (LP). The 1RM tests were randomized: Aerobic (AE) 5min treadmill at 60 % VO2max; Endurance (RF): 1 set of 15 repetitions with 40% of 1RM and Maximum Force (FM): 2 sets of 2 repetitions at 90 % of RM. After testing was performed, we made a question about Perception. The results showed that in experiment 1 (SR) the FM test yielded better results in performance; There was no significant difference in other warm up tests. In the second experiment (LP) significant difference between tests was found except between the time that the subjects did not warming (SA) and the AE test. As in the first experiment (SR) warm-up with maximum power allowed for a better performance compared to the other tests. We conclude that include heating maximum force (FM) on strength training can be a good strategy in potentiation of performance in main activity.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Prof. Aylton Figueira Junior
Assuntos: [pt] Exercício de Aquecimento
[pt] Extremidade Inferior
[pt] Extremidade Superior
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Pesquisa Específica