Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Alexander Barreiros Cardoso Bomfim
Título(s): [pt] O Exercício da Reflexão em Um Programa de Formação Continuada de Professores de Educação Física em Roraima
Resumo: [pt] Usando como estratégia o exercício da reflexão, esta pesquisa participativa e colaborativa objetivou compreender como um processo de formação continuada construído coletivamente - Programa de Formação Continuada dos Professores de Educação Física (PROFOR) - pode minimizar as inquietudes referentes à prática pedagógica dos docentes de Educação Física (EF) do estado de Roraima. Este Programa teve a duração de dezesseis meses e é fundamentado nos pressupostos das pesquisas participativas e na emergência das demandas do coletivo dos professores de EF das escolas da região que, junto ao pesquisador, o organizaram em três momentos distintos – Pré-Configuração da Realidade, Plano de Configuração e Reconfiguração da Realidade – quando participaram 23, 11 e 4 professores, respectivamente, além de gestores municipais da área da Educação. As informações que subsidiaram a pesquisa foram coletadas por meio de grupos focais, seminários, análise documental, entrevistas e diários de campo, que foram analisadas em conjunto e comparativamente. Entre os resultados do PROFOR, destacamos o aumento da capacidade de reflexão (generalizada, prática, prática-colaborativa e crítica), uma melhor compreensão das condicionantes sociais e políticas envolvidas na prática docente de EF, uma estratégia para a emergência da teoria a partir da prática pedagógica dos professores; o amadurecimento da capacidade crítica e investigativa, o aprendizado de estratégias alternativas de ensino em que os alunos tornam-se protagonistas de sua própria formação; a possibilidade de inferir que o discurso de mudança da prática pedagógica precede a real mudança; identificou-se a necessidade de maior aproximação entre os entes formadores e as redes de ensino para a promoção de políticas claras de desenvolvimento profissional dos docentes.
Abstract: [en] Using as strategy the exercise of reflection, this collaborative and participatory research aimed to understand how a process of continued formation built collectively – Program of Continued Formation of Teachers of Physical Education (PROFOR) – can minimize the inquietude regarding the pedagogical practice of physical education (PE) docents of the state of Roraima. This program lasted sixteen months and it is grounded on the presupossition of the participatory researches and on the emergence of the demands of the collective of physical education teachers in schools of the region that, along with the researcher, organized it in three distinct moments – Pre-configuration of Reality, Plan of Configuration and Reconfiguration of Reality – where participated 23, 11 and 4 teachers, respectively, besides municipal gestors of the education area. All of the information which subsidized the research was collected by means of focal groups, seminaries, documental analysis, interviews and field diaries, that were analyzed in conjunction and comparatively. Among the PROFOR results, we highlight the increase of ability of reflection (generalized, practical, practical-collaboratory and critical), a better understanding of the social and political conditionings involved in the practical docent of physical education, a strategy for the emergence of the theory from the pedagogical practice of teachers; ripening of critical and investigative ability, learning of alternative teaching strategies in which students become protagonists of their own formation; the possibility of implying that the speech of change of pedagogical practice precedes the real change; it was identified the need for greater approximation between the forming people and the teacher networks for the promotion of clear politics of professional development of docents.
Titulação: Doutora em Educação Física
Orientador (a): Profª. Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Educação continuada
[pt] Pensamento
[pt] Pesquisa qualitativa
[pt] Treinamento (Educação Física)
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica