Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Joaquim Sebastião Dias
Título(s): [pt] Poder e subjetividade em Michel Foucault: perspectiva teórica para o ensino de filosofia na escola pública
Resumo: [pt] A presente dissertação, movida por indagações – algumas delas – nascidas da prática em sala de aula, pretende explorar as formas explícitas ou camufladas de poder na escola, de seus mecanismos e de suas implicações na vida dos indivíduos. O poder polimorfo em micropoderes, a produção de saberes associada ao exercício de poder, a disciplina, o Estado liberal como sedutor e gestor da liberdade do indivíduo, são contribuições conceituais de Michel Foucault (1926–1984) para o debate sobre as relações de poder e seus efeitos, em particular no universo da sala de aula. A filosofia, componente curricular do Ensino Médio tem, por seu caráter transdisciplinar, o dever de participar desse debate contribuindo para torná-lo tão rico quanto as análises propostas por Foucault.
Abstract: [en] This dissertation, motivated by questions raised in the classroom, sets out to explore the clear and unclear forms of power in the school, its mechanisms and its implications in the individual's life. The polymorphous techniques of power in micropowers, the production of knowledge associated with the exercise of power, the discipline and the seductive liberal State as the manager of the individual's freedom, are Michel Foucault’s (1926-1984) conceptual contributions to the debate on the relations of power and its effects, especially in the classroom. Because of it’s transdisciplinary character, philosophy – a high school subject –, must be part of this debate and make it as rich as the Foucault's proposals.
Titulação: Mestre em Filosofia
Orientador (a): Profª. Tomás Mendonça da Silva Prado
Assuntos: [pt] Disciplina escolar
[pt] Poder (Ciências sociais)
[pt] Sociologia educacional
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica