Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Douglas Figueiredo Cossote
Título(s): [pt] Desempenho do profissional de educação física em casos de parada cardiorrespiratória: considerações sobre a formação profissional
Resumo: [pt] O conhecimento dos profissionais da área da saúde no que se refere ao pronto atendimento em situações de emergência, como na Parada Cardiorrespiratória (PCR) é fundamental para sua formação, uma vez que em seu ambiente de trabalho lidam com pessoas que podem sofrer um evento súbito. O objetivo deste estudo é contribuir com a formação do profissional de Educação Física em relação ao conhecimento sobre intervenção primária em PCR e RCP, apresentando observações e sugestões a respeito da formação inicial e continuada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo 24 professores de Educação Física que trabalham em academias da zona leste de São Paulo, de ambos os sexos, com no mínimo dois e no máximo doze anos de formados, que foram submetidos a uma intervenção didática na qual foi sondado o conhecimento teórico e prático a respeito do assunto por meio de um questionário fechado com 21 questões, sendo treze referentes à identificação do respondente e aspectos relativos à sua formação inicial e oito para avaliar os conhecimentos técnicos em relação ao atendimento de primeiros socorros com o uso da manobra de reanimação cardiopulmonar (RCP) em possíveis causas de eventos súbitos. Após o preenchimento do questionário, participaram, individualmente, de uma simulação de atendimento a Parada Cardiorrespiratória (PCR) em adulto, utilizando um boneco para treinamento, onde deveriam executar as técnicas de RCP estabelecidas pela diretriz de 2005 da American Heart Association (AHA), sendo usada uma Ficha de observação, com a finalidade de obter dados que permitiam identificar o conhecimento via aplicação das técnicas de RCP, verificando seu conhecimento teórico-prático para uma intervenção. A etapa seguinte constou de um treinamento teórico-prático de 04 horas/aula, onde puderam se atualizar com relação às novas diretrizes da AHA/2010 e, após o curso, responderam a um questionário com 04 questões abertas, onde se manifestaram a respeito do conteúdo do curso e fizeram observações sobre a formação inicial e continuada. O estudo conclui que é recomendável a oferta permanente de atualização de profissionais de Educação Física em relação à PCR e RCP.
Abstract: [en] The Knowledge of health professionals in relation to emergency care in emergency situations such as in Cardiopulmonary Resuscitation (CPR) is critical for their formation, as in sue workplace deal with people who may experience a sudden event. The objective of this study is to contribute to the professional training of Physical Education in relation to knowledge about intervention in primary PCR and CPR, with comments and suggestions regarding the initial and continuing training. This is a qualitative study involving 24 Physical Education teachers working in academies east of São Paulo, of both sexes, at least two and no more than twelve years of graduates who underwent a didactic intervention in which was probed the theoretical and practical knowledge on the subject through a closed questionnaire with 21 questions, being thirteen regarding identification of respondents and aspects of their initial training and eight for evaluating the technical knowledge in relation to the first aid care with the use of maneuver cardiopulmonary resuscitation (CPR) on the possible causes of sudden events. After completing the questionnaire, participated individually in a simulation care for Cardiopulmonary Resuscitation (CPR) in adults, using a doll for training, which should perform CPR techniques established by the 2005 guidelines of the American Heart Association (AHA), being used one sheet of observation, in order to obtain data that allow the identification of knowledge through the application of the techniques of CPR, checking their theoretical and practical knowledge for intervention. The next stage consisted of a theoretical and practical training of 04 hours / class, where they could catch up with new guidelines regarding the AHA/2010 and after the course, answered a questionnaire with 04 open-ended questions where opinions regarding the course content, and made observations on the initial and continuing training. The study concludes that it is advisable to offer permanent update of Physical Education professionals regarding PCR and CPR.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Profª. Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Educação Física
[pt] Formação continuada
[pt] Parada cardiorrespiratória
[pt] Reanimação cardiopulmonar
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Pesquisa Específica