Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Osmar Novaes Ferreira Junior
Título(s): [pt] A contribuição dos colégios particulares da cidade de São Paulo na propagação do Foot-Ball entre 1900 a 1930: um estudo de caso do colégio Marista Arquidiocesano
Resumo: [pt] Pesquisar sobre o futebol brasileiro a partir de uma perspectiva histórica nos possibilita entender como o mesmo se constituiu atualmente num esporte de visibilidade, praticado por brasileiros de diferentes faixas etárias, etnias e classes sociais, ou seja, uma manifestação que faz parte do cotidiano do brasileiro, direta ou indiretamente. São vastas as literaturas que abordam o contexto histórico do futebol brasileiro, apontando com densidade para os aspectos sociais, políticos e culturais do esporte, em contra partida são tímidas as literaturas que discorrem sobre a prática do foot-ball nos colégios elitizados de São Paulo entre 1900 a 1930. Já se sabe sobre a prática do foot-ball no colégio jesuítico São Luiz, fundado em 1861 em Itu. Neste contexto, objetiva-se neste trabalho verificar como o foot-ball se estabeleceu como prática no colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, no período compreendido entre 1900 a 1930, identificando suas formas de práticas e organização dentro dos colégios, e fornecendo indícios para uma reflexão acerca da contribuição dos colégios particulares de São Paulo no processo de propagação do foot-ball. Trata-se de uma pesquisa histórica, com uma abordagem qualitativa alicerçada em fontes documentais (como os anuários escolares, fontes iconográficas, registros e o jornal de grande circulação “O Estado de São Paulo) e que tem como referencial teórico Eric Hobsbawm e Terence Ranger. Durante o desenvolvimento do trabalho, foi abordado a relação entre foot-ball e a escola (em nível internacional e nacional), a chegada do Futebol em São Paulo, e indícios do surgimento e desenvolvimento do futebol no ambiente escolar (curricular ou extracurricular) no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo no período da pesquisa já referendado. Assim, a pesquisa justifica-se devido os referenciais teóricos apresentarem certa tendência em olhar somente o papel clubístico como a mola propulsora para a divulgação do foot-ball no Brasil, desmistificando-a. Além de explicar e enaltecer a relevância do colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1900 a 1930), em conjunto com outros colégios e clubes para a massificação do esporte. Portanto, fundamentados por todos os registros contidos nesta pesquisa, fica-nos a certeza da inestimável colaboração do colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo assim como outros colégios particulares (que participavam dos campeonatos organizados pelas ligas escolares) para a propagação do Foot-Ball, no início do século XX, que conjuntamente com os clubes deram os passos iniciais e fundamentais para a massificação deste esporte (mesmo que num segundo momento isso possa ser mais creditado ao papel dos clubes). Ao mesmo tempo que fica-nos esta certeza, também nos habita o desejo de que outras pesquisas sejam realizadas com esta temática (especialmente utilizando-se os valiosos acervos dos colégios), abrindo assim novas perspectivas para a historiografia do futebol, para seu presente e futuro em nosso país.
Abstract: [en] Research on Brazilian foot-ball from a historical perspective enables us to understand how it is currently constituted visibility of a sport practiced by Brazilians of different ages, ethnicities and social classes, i.e. an expression that is part of daily Brazilian directly or indirectly. There are vast literatures that discuss the historical context of Brazilian foot-ball, with density pointing to the social, political and cultural aspects of the sport. On the contrary, there is little content in literatures who talk about foot-ball practice in the elite schools of São Paulo from 1900 to 1930. The practice of foot-ball is known in the St. Louis Jesuit college, founded in 1861 in Itu. In this context, the objective of this research was to verify how the foot-ball practice has established as the Marist College Archdiocesan of São Paulo, in the period from 1900 to 1930, identifying their practices and forms of organization within the school, and providing evidence for a reflection on the contribution of schools in the process of spread of foot-ball. It is a historical research with a qualitative approach rooted in documentary sources (such as school yearbooks, iconographic sources, records and major newspaper “O Estado de São Paulo) with Eric Hobsbawn ans Terence Ranger as a theoretical reference. During the development of this paper, the following will be addressed: the relationship between foot-ball and school (in international and national level), the arrival of Football in Sao Paulo, and traces of the emergence and development of foot-ball in the school environment (curricular or extracurricular) at Marist College Marist Archdiocesan of São Paulo during the period of study already referenced. Thus, the research is justified by presenting the theoretical tendency to look only at the role of foot-ball clubs as the driving force for the dissemination of foot-ball in Brazil, demystifying it. This is besides explaining and extolling the importance of Marist College Archdiocesan of São Paulo (1900-1930), together with other schools and clubs for the massification of sport. Therefore, based on all records contained in this research, it is us the certainty of inestimable collaboration of Marist College Archdiocese of São Paulo as well as other private schools (who participated in the championships organized by school leagues) to the spread of Foot-Ball, in early twentieth century, which together with the clubs gave the initial steps and fundamental to the mass of the sport (even if at a later stage it can be credited to the role of clubs). At the same time it gets us this certainty, also dwells in the hope that further research be conducted with this issue (especially using the valuable collections of the colleges), thus opening new perspectives for the history of football, for their present and future in our country.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Eliana de Toledo
Assuntos: [pt] Educação Física
[pt] Futebol
[pt] História
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica