Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Luciana Lopes Giannocoro
Título(s): [pt] Argumentos que fundamentam as decisões de pré-adolescentes acerca de um dilema moral em aulas de educação física
Resumo: [pt] Acredita-se que a escola pode promover uma educação visando à formação de sujeitos que valorizem condutas cooperativas, justas e respeitosas em relação às pessoas com quem convivem. A escola pode contribuir para despertar nos alunos o desejo de se desenvolver moralmente, já que o cumprimento de normas e regras é condição mínima para que o sujeito constitua-se como alguém correto, o que não é suficiente para tornar o sujeito moral. Para isso, é importante saber como o ser humano pensa. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é compreender os argumentos que fundamentam as decisões de alunos pré-adolescentes acerca de um dilema moral que pode ocorrer durante aula de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, envolvendo 17 alunos de 9º. Ano do Ensino Fundamental, com base em amostra não probabilística e intencional. Os dados foram gerados por meio de entrevista semi estruturada com os sujeitos da amostra após terem se posicionado, oralmente, a respeito de um dilema moral apresentado pela pesquisadora. As respostas obtidas confirmam os argumentos descritos para os diferentes níveis de juízo moral descritos pela Teoria de Köhlberg.
Abstract: [en] It is believed that the school can contribute to the development of individuals moral and it is capable to valorize a fair and respectful cooperative behavior toward other people inside the student's coexistence cycle. The school is able to persuade all the students to develop a level of moral conduct, once that follow the rules is one of the main aspects to identify a correct human being, but this is not enough to create a moral behavior. The main point of this paper is to show possibilities that emphasize the decisions of pre-adolescents according to a moral dilemma. This is a descriptive study, in a qualitative way, involving 17 students of the 9th grade, whose answers were created in a presentation of moral hypothetical dilemma. The analysis of the situations confirmed the results of researches about moral dilemmas presented by Kohlberg’s theory.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Educação Física
[pt] Julgamento Moral
[pt] Lawrence Köhlberg
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica