Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Daniel Teixeira Maldonado
Título(s): [pt] Implementação da proposta curricular de Educação Física do município de São Paulo: análise a partir do cotidiano escolar
Resumo: [pt] Passados os primeiros anos em que se visualizaram o confronto e o debate entre as diferentes propostas curriculares da Educação Física, os governos em âmbito federal, estadual e municipal lançam as propostas pedagógicas para suas redes de ensino. No entanto, mesmo sendo observadas as sucessivas alterações na maneira de se entender como devem ser realizadas as aulas de Educação Física Escolar, há indícios que as mudanças que ocorrem na prática pedagógica dos professores, via de regra, não alcançam a profundidade e a magnitude desejada pelos proponentes das diretrizes pedagógicas oficiais. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar e compreender, na perspectiva do professor de Educação Física, diretor e coordenador pedagógico os fatores que dificultam e facilitam a implementação da proposta curricular de Educação Física do município de São Paulo. O presente estudo caracterizou-se por uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo. Foi realizado na zona leste da cidade de São Paulo, especificamente em uma escola da rede municipal abrangida pela Diretoria Regional de Educação – Penha. A pesquisa foi realizada em três etapas: pré-configuração do universo da pesquisa, inserção no campo de pesquisa e re-configuração do universo da pesquisa. Os principais fatores dificultadores encontrados foram: descontentamento profissional, jornada de trabalho extensa, baixa remuneração, formação profissional insuficiente e falta de organização da rede municipal. Todos os fatores dificultadores encontrados, na maioria das vezes, se relacionam às dimensões Institucional/Organizacional e Sociopolítica/Cultural. Os principais fatores facilitadores encontrados foram: empenho dos professores, alterações na LDB, organização da rede municipal, permanência na escola e hora de estudo. Todos os fatores facilitadores encontrados se relacionam com as dimensões Institucional/Organizacional, Instrucional/Pedagógica e Sociopolítica/Cultural. A efetiva implementação dessa proposta curricular depende de todos os atores que fazem parte do cotidiano escolar que, por sua vez, deve ser compreendido considerando-se sua complexidade, pois são diversos os fatores se interrelacionam exercendo influência sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física e, por consequência, na implementação da proposta curricular de Educação Física do município de São Paulo.
Abstract: [en] After the first few years in which debate and confrontation among the different curricular proposals on Physical Education were exposed, the governments at federal, state and local scope launch pedagogical proposals to their education systems. However, in spite of the continuing amendments observed in the way of understanding how the classes on School Physical Education should be conducted, there are signs that changes which happen in the pedagogical practices of teachers , as a rule, do not reach the thoroughness and magnitude desired by the proponents of the official pedagogical guidelines. The aim of this research in this context, was to identify and understand the factors that either hinder or facilitate the Physical Education curriculum implementation of São Paulo City. This study was characterized by a qualitative descriptive research. It was held in the eastern side of the City of Sao Paulo, more specifically in a municipal school covered by the Regional Board of Education – Penha. The research was carried out in three stages: pre-configuration of the research, insertion in the research area and rearrangement of the research. The main awkward aspects found were: professional dissatisfaction, intense workload, low pay, inadequate training and lack of municipal organization. All awkward factors found, in most cases are related to the Institutional/Organizational and Sociopolitical/Cultural dimensions. The main facilitating factors were: commitment of the teachers, changes in LDB, local education system organization, time spent in school, and hour of study. All the facilitating factors found are related to Institutional/ /Organizational, Instructional/Pedagogical, and Sociopolitical/Cultural scales. The effective implementation of this curriculum depends on all actors that are part of school daily life, which in turn, should be understood given its complexity, since there are several aspects linked to each other influencing on the pedagogical practice of the Physical Education teacher and consequently on implementing Physical Education curriculum of Sao Paulo City.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Fatores dificultadores
[pt] Fatores facilitadores
[pt] Proposta Curricular
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Pesquisa Específica