Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Tânia Clarice Silva de Souza
Título(s): [pt] O professor de educação física: análise dos primeiros anos de carreira na docência
Resumo: [pt] O objetivo deste estudo foi conhecer as trajetórias profissionais, focalizando na etapa inicial da careira e para isso, foi feita análise das historias de vida de quatro professores. Foi usado como referencial os estudos de Huberman (1995) que valoriza a história de vida docente e que classifica os ciclos de vida dos professores. A história oral temática foi utilizada como metodologia, na coleta de dados a entrevista, e os dados foram analisados considerando a análise do discurso organizada a partir de temas geradores. Os resultados apontam que cada professor teve um conjunto de fatores diferentes que originaram diversas motivações para a escolha da profissão e podem passar por sequências de ciclos que talvez não sejam vividas sempre na mesma ordem. As trajetórias profissionais foram diferentes, entretanto, as expectativas e os valores construídos demonstram que os professores acreditam na sua realização profissional nos diversos contextos de atuação, que é fruto do trabalho desenvolvido por cada docente.
Abstract: [en] The aim of this study was to understand the career paths, focusing on the early stages of career and for that, was made analysis of life stories of four teachers. Was used as reference studies Huberman (1995) that values the life history teacher and classifies the life cycles of teachers. The oral history methodology as was used in the interview data collection and data were analyzed considering the analysis of discourse organized from generative themes. The results showed that each teacher had a different set of factors that arose several motivations for choosing the profession and go through cycles of sequences that may not be experienced in the same order. Professional pathways were different; however, expectations and values built demonstrate that teachers believe in their professional achievement in the various contexts of activity, which is the result of work done by each teacher.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Maria Luiza de Jesus Miranda
Assuntos: [pt] Ciclos de carreira
[pt] Educação física escolar
[pt] Professor iniciante
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica