Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: José Aristides Carvalho de Mello
Título(s): [pt] Formação profissional do gestor esportivo: estudo sobre competências necessárias ao desempenho da função em academias esportivas
Resumo: [pt] A gestão esportiva é um mercado em plena expansão na área da Educação Física e do Esporte, no entanto ainda não suficientemente atendida nos cursos de formação profissional em nível de graduação. A identificação das competências necessárias ao exercício da função torna-se, portanto, importante recurso para subsidiar a elaboração de currículos e programas de formação profissional. Enquanto organizações empresariais utilizam o conceito de gestão por competências nos seus mais variados segmentos, na Educação o tema tem sido estudado no sentido de conceituar as competências necessárias à atuação dos professores. Esta pesquisa teve por objetivo identificar a percepção de 12 (doze) gestores esportivos que atuam em academias esportivas privadas na cidade de São Paulo, utilizando entrevista semi-estruturada, a partir de uma questão norteadora aberta cujas respostas foram analisadas individualmente, e, posteriormente, no conjunto dos entrevistados. Os resultados foram agrupados em 3 (três) blocos de indicadores de competências, sendo 7 referentes a conhecimentos, 9 a habilidades e 16 a atitudes. Os indicadores de competências identificados possibilitaram a proposição de 5 competências essenciais aos gestores de academias esportivas. Tal levantamento pode servir como alerta para os elaboradores de currículos e programas de formação profissional em Educação Física e Esporte além de levantar possibilidades para novas pesquisas.
Abstract: [en] Sports management is a rapidly expanding market in the area of Physical Education and Sports, however not yet sufficiently addressed in vocational training courses at the level of graduation. The identification of competences necessary to the exercise of function make it, therefore, important resource for subside the curricula and training programs. While business organizations using the concept of management by competences in the most different segments, in Education the theme has been studied to conceptualize the competences necessary to activities of teachers. This research aimed to identify the perception of 12 managers sports academies operating in the private market in the city of São Paulo, using semi-structured interview, from a guiding open question whose replies were analyzed individually, and, subsequently, in the whole of the interviewees. The results were grouped into 3 blocks of indicators of competences, being 7 relating to knowledge, 9 relating to abilities and 16 relating to attitudes. The indicators of competences identified enabled the proposition 5 essential competences to managers of sports academies. This research may serve as a warning to fortifiers of curricula and training programs in Phisical Education and Sports in addition to raise possibilities for new researches.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Competências
[pt] Formação profissional
[pt] Gestão esportiva
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica