Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Elaine Xavier de Almeida
Título(s): [pt] A ginástica na formação de licenciados em Educação Física: um estudo sobre os planos de ensino
Resumo: [pt] O presente estudo investiga a área da Ginástica oferecida como componente curricular nos cursos de Licenciatura em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de São Paulo. Objetivou-se analisar a formação de futuros professores no que concerne aos conteúdos ginásticos que fazem parte desse contexto de formação, visando prospectar a relevância da sua aplicação na formação básica dos alunos na Educação Física escolar. Para tanto, o estudo foi desenvolvido numa abordagem qualitativa do tipo descritiva. A coleta dos dados partiu da leitura e análise dos planos de ensino, tendo como foco as ementas, os objetivos e os conteúdos, indicados nas disciplinas que abordam a Ginástica nos cursos de Licenciatura em Educação Física da capital de São Paulo. A interpretação dos dados coletados pautou-se numa análise de conteúdo proposta por Laville e Dionne (1999), que buscou a categorização de unidades significativas ao pesquisador. Os resultados apontaram expressiva porcentagem de disciplinas de Ginástica por IES, muitos equívocos nos planejamentos para se ensinar Ginástica na formação inicial do professor, impedindo-os de transportar tais conhecimentos para a escola. Apesar de a Ginástica estar presente nos currículos dos cursos de Educação Física investigados, parece que os conhecimentos adquiridos pelos licenciandos mostram-se insuficientes para o trabalho com o tema no contexto escolar.
Abstract: [en] The present study investigates the theme Gymnastics offered as a curriculum component in graduation courses in Physical Education in Higher Education Institutions in São Paulo. The relevance of this theme is justified for the little discussion or approach from academic and professional environment. The objective is to identify how the future teachers who intend to work in schools, are being trained, concerning to the contents that are part of gymnastic training context in order to prospect the importance of its application in basic training for students in physical education. For this purpose, we explored the universe of Gymnastics in their fields, explaining our current understanding about this universe ,which has shown itself very low in the initial training of physical education teachers. Basing on the documental research, from the syllabus offered by the coordinators of the respective courses, the study was developed in a qualitative descriptive approach. Data collecting was based on the reading and analysis of teaching plans, focusing on the menus, content and objectives stated in the disciplines that approach the Gymnastics at the graduation courses in Physical Education in São Paulo. The interpretation of the data collected was based on a content analysis, which according to Laville and Dionne (1999) aim the categorization of meaningful units researcher. The results pointed out many mistakes in the planning to teach gymnastics in initial teacher training, preventing them from delivering such knowledge to school. Although gymnastics is present in the investigated curricula of physical education courses, it seems that the knowledge acquired by graduating students are not enough to deal with the theme in the school context
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Vilma Lení Nista-Piccolo
Assuntos: [pt] Educação física
[pt] Formação profissional
[pt] Ginástica
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica