Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Igor Armbrust
Título(s): [pt] Os esportes radicais como potenciais geradores de saberes interdisciplinares
Resumo: [pt] Os esportes radicais são objetos recentes de atenção do meio acadêmico, tendo sido relatados seus benefícios e possibilidades para a promoção do desenvolvimento humano. No entanto, há pouca produção no Brasil quando o universo de estudo é o meio escolar. Os esportes radicais, quando colocados como tema de estudo, podem ser vistos como meios educativos ao constarem de propostas que compreendam a complexidade humana visando à promoção da educação integral do ser humano. A temática inserida no contexto escolar pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de ensino e de estudos interdisciplinares. Nesse contexto, a pesquisa pretendeu, por meio de pesquisa-ação, construir estratégias de ensino com professores do Ensino Fundamental I, de várias disciplinas, e discutir o papel da Educação Física como componente curricular no fomento do trato pedagógico da temática. A partir da intenção manifesta pela direção da escola e do compromisso conjunto dos professores, foram utilizados instrumentos de pesquisa como: diário de campo, gravações de reuniões pedagógicas, entrevistas individuais que permitiram gerar o relatório da pesquisa identificando resultados profícuos descritos de forma cíclica. Inicialmente, descrevemos o encontro do pesquisador com o conhecimento peculiar da escola, a apresentação da proposta interdisciplinar e a observação das dificuldades de tentar fazer algo que expandisse os salões de estudo. Após essa fase, no segundo ciclo trouxemos à tona o conhecimento profundo e vivencial da escola, sua rotina, seus princípios geradores de diálogos e o respeito e as aproximações com o bairro-educador. Passada essa etapa, realizamos a construção dos círculos de cultura como formação dialógica para possibilitar a capacidade de adquirir e transmitir conhecimentos sobre os Esportes Radicais (ER), identificando e expondo suas limitações. Em seguida, colocamos os professores para experimentarem estratégias reflexivas como intuito de poder ofertar melhores entendimentos sobre os ER. No quinto ciclo construímos, em conjunto, um roteiro de estudo como desencadeador interdisciplinar no ciclo fundamental I e detectamos anseios por parte de alguns professores quanto a trabalhar com diversas estratégias de comunicação tendo por finalidade romper com o saber expositivo supervalorizado, partindo para os procedimentos reflexivos. Fechando os ciclos, foi feita a aplicação da fase inicial do roteiro de estudos em todas as séries do ciclo fundamental I, conjecturando aceitação à mudança propositiva de ensino com lideranças entre os grupos de professores. Consideramos, a partir dos resultados da pesquisa-ação aplicada na escola, que os processos educativos permitem mostrar o universo complexo e vivo de um organismo estruturado por pessoas com pensamentos próximos, almejando transformar ou modificar as realidades de seus discentes para que enxerguem na educação, e através da educação, possibilidades qualitativas de se reconhecerem enquanto indivíduos participantes e interventores de sua comunidade. Os ER, colocados no roteiro de estudo potencializando saberes interdisciplinares, conseguiram, a nosso ver, provocar a atenção através do desafio causando desequilíbrios e conexões no processo de aprendizado possibilitando a ocorrência de avanços educativos.
Abstract: [en] The radical sports are receiving more attention in the academic world recently, they have been mentioning about benefits and possibilities of them to promote the human development. However, there are few productions in Brazil in the academic world. The radical sports (RS), reported as a study subject, can be seen as educational methods that provide the comprehension of the human complexity and they aim the promotion of the whole education of the human being. This theme inserted in the scholar context can contribute with the development of strategies of teaching and studing. In this context, the research has the purpose to make teaching strategies with teachers of Elementary School, from different subjects, and to discuss the Physical Education role as a curricular compound to foment the pedagogic treat on this theme. As soon as the school organization intended to do it and the group of teachers compromised with it, we used research tools such as a daily record, recordings of pedagogic meetings, individual interviews that allowed to create a research report to identify the profitable results described in a cyclic way. In the beginning we described the meeting of the researcher with the unique school knowledgement, the presentation of the interdisciplinary proposition and the observation of the difficulties in an attempt of expanding the studies rooms. After this phase, in the second cycle, we brought a deep knowledgement and living from the school, its routine, its principles producers of dialogue and the respect, besides the proximities with the neighbor-educator. Over this step, we put in practice the building of culture circles as a dialogical structure to make possible the capacity of acquiring and transmiting knowledge about RS then we identified and exposed the limitations. After that we led the teachers to try on reflexive strategies in the intuit to offering better understandings about RS. In the fifth cycle we built together a study guide to provoke the interdisciplinary in the elementary cycle I. So, we detected desire in some teachers to work with several communication strategies to break the overvalued exhibited knowledge, then going to the reflexive procedures; and closing the cycles, the initial phase of the study guide was applied in all the grades of the elementary cycle I presuming the leaders among the group of teachers will accept the educational changing proposed. We considered, with the results from the action-research applied at the school, that the educational processes allow to show the complex universe organized structure constituted by people with similar thoughts. They desire to transform and change the realities of the teachers in order of them to see in the education a few possibilities to recognize themselves as an active and transforming individual from their communities. The RS put in the study guide powered the interdisciplinary knowledgement, in fact they could, in our opinion, grab the attention through the challenging and cause unbalancing and connection in the learning process; so that, can bring educational advances.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
[pt] Educação física - Aspectos sociais
[pt] Esportes radicais
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica