Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Cínthya Maria Rodrigues Álvares Isquierdo
Título(s): [pt] A geometria enraizada na obra: concepção e resolução
Resumo: [pt] A Arquitetura, o Design e a Arte de um modo geral se beneficiam da ciência da geometria em seus sistemas de representação, não só através do desenvolvimento do desenho, mas também na visão e raciocínio espacial, disciplinando a elaboração e a construção da forma. Durante vinte anos, observou-se a dificuldade dos alunos ingressantes aos cursos superiores de Arquitetura, Design e Engenharia em lidar com as questões pertinentes ao conteúdo de geometria - o que acabou por originar tal pesquisa - em especial os alunos de Arquitetura e Design, por serem as áreas consideradas ainda mais vulneráveis ao problema da ausência do ensino adequado de geometria, estipulando-as, portanto, como foco desse estudo. A busca da funcionalidade no ensino de matemática - e consequentemente de geometria, tornando-a desimportante e apenas servil ao ato de desenhar -, o crescente interesse e a real necessidade dos alunos e profissionais em utilizar softwares específicos e apropriados às áreas em questão – mascarando e iludindo o usuário quanto à substituição do raciocínio geométrico e espacial -, são argumentos compositivos de um cenário que compartilha uma fase de incertezas sobre a maneira de agir e pensar em geometria. Tais questões são consideradas nessa pesquisa procurando, como objetivo, elucidar o valor do conhecimento de geometria no que concerne ao equilíbrio entre pensamento, conhecimento e ação visando à concepção e a resolução da obra. Para tanto, o processo metodológico adotado conta com uma fundamentação composta por um levantamento bibliográfico onde se considera principalmente teóricos como Manfredo Massironi, Mário Lívio, Jorge Sainz, Ana Leonor M. Madeira Rodrigues, Philip J. Davis, dentre outros, além de um estudo de casos – investigação da incidência de elementos geométricos em cartazes de autores diversos que compõem uma homenagem à cidade de São Paulo, e similar estudo considerando os desenhos do projeto da Fundação Iberê Camargo do arquiteto Álvaro Siza - procurando demonstrar a geometria enraizada na obra considerando as possibilidades envolvidas nas etapas de concepção e resolução dos trabalhos. Quatro capítulos dissertam sobre o tema, dispondo assuntos como a importância e a maneira de abordar a geometria ao longo dos tempos; a ligação do raciocínio geométrico às áreas diversas como a literatura, a ciência e a educação; o comprometimento do raciocínio geométrico com a constante preocupação em relacionar forma e proporção e ainda o envolvimento do raciocínio geométrico à concepção e resolução através da representação gráfica da forma e do espaço. Nesse sentido, a pesquisa almeja verificar se as etapas envolvidas na elaboração de um projeto - desde a concepção até a sua resolução – estão em prejuízo por não se beneficiar adequadamente do amplo conhecimento teórico e conceitual da geometria, o qual permite o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do raciocínio geométrico, indispensável à raiz do pensamento.
Abstract: [en] Architecture, Design and Art are commonly benefited from geometry and its systems of representation, not only because of the use of drawing development, but also in the spatial vision and thinking, regulating the elaboration and construction of form. For twenty years, it has been observed the problems of first-year students when entering Architecture, Design and Engineering courses in dealing with problems linked to the geometry content – this is the origin of this research – mainly Architecture and Design students, as these two areas are the most vulnerable in receiving adequate geometry knowledge. The search for functionality in the teaching of Mathematics – and consequently geometry, makes geometry unimportant and only a servile instrument in the art of drawing – the growing interest and the real necessity of students and professionals in using specific softwares appropriated to the mentioned areas –mask and deceive the user in relation to replacing spatial and geometric thinking. These are compositional arguments in a scenery which shares an uncertain phase about the right way to think and act using geometry. These issues are considered in this study having the objective of clarifying the value of the knowledge of geometry, with the intention of creating a balance among knowledge, thought and action, when the greater goal is the conception and solution of the work. For that, the adopted methodology discusses authors like Manfredo Massironi, Mário Lívio, Jorge Sainz, Ana Leonor M. Madeira Rodrigues, Philip J. Davis, among others. There is also the presentation of a case study which investigates the appearance of geometric elements in billboards created by several artists, where the idea was to pay tribute to the city of São Paulo, and a similar study considering the drawings of the project from Fundação Iberê Camargo, made by the architect Álvaro Siza – trying to show geometry presented in the work, considering the possibilities involved on the steps of the conception and solution of these works. There are four chapters to discuss the theme, topics like the importance and manner of approaching geometry through time; the linking between geometric concept and fields like literature, science, education, the commitment of the geometric concept with the constant worry in relating form and proportion. Yet the involvement of the geometric thinking with the conception and solution using graphic representation in form and space. This way, this study intends to check if the steps involved in the elaboration of a project – since the conception until the solution- have losses as it does not take advantage adequately of the wide theoretical and conceptual knowledge of geometry, the one which allows the development and improving of the geometric concept, indispensable to the roots of knowledge.
Titulação: Mestre em Arquitetura e Urbanismo
Orientador (a): Kátia Azevedo Teixeira
Assuntos: [pt] Desenho geométrico
[pt] Raciocínio
[pt] Razão e proporção
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica