Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Cássia Maria Hess
Título(s): [pt] Impactos da municipalização na legitimação da educação física nas séries iniciais do ensino fundamental
Resumo: [pt] O processo de legitimação da Educação Física no contexto escolar ocorre desde 1851, e desde então é possível encontrarmos rupturas e permanências no mesmo, especialmente em relação às leis, resoluções, diretrizes e decretos, que foram sendo constituídos por militares e políticos ao longo da história. Assim como estas leis, as políticas públicas no campo educacional (a elas atreladas) vêm se desenvolvendo e sendo aplicadas, estabelecendo diferentes ecos na realidade escolar, e, portanto, também na Educação Física. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar os impactos da política de municipalização das escolas na legitimação da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental (E.F). Os referencias teóricos além da legislação utilizados foram da educação e da educação física dentre eles Saviani, D. (1996, 1999, 2008), Ávila, V. F (1999), Libâneo, J. C.; Oliveira, J. F; Toschi, M. S. (2009), Freire, J.B. (1992, 2009), Rezer, R.; Fensterseifer, P. E. (2008), Toledo, E (1999), Nista- Piccolo, V. L. (2010), Neira, M.G. (2009). A metodologia empregada foi do tipo descritiva se caracterizando por de campo e documental (pois pauta-se em documentos como leis, decretos, pareceres e resoluções). Como instrumento de pesquisa foi utilizado o questionário, com perguntas abertas e fechadas, direcionadas aos diretores e professores que compõem a amostra deste estudo (na Diretoria de Ensino de Mogi Mirim), formada por 32 professores e 15 diretores. Para análise das respostas utilizamos a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Constatamos que grande parte dos professores tiveram seu ingresso recente na escola, e não perceberam ou pouco perceberam ou até mesmo ainda não identificaram os impactos da política de municipalização para a Educação Física escolar (nas séries iniciais do Ensino Fundamental), quanto aos diretores 80% acreditam que os impactos foram positivos. Outros dados também foram relevantes para nos fornecer indícios destes impactos, melhor compreensão e situação do contexto, especialmente aos que se referem à atuação (facilidades, dificuldades, objetivos) do especialista nestas aulas. Foi possível concluir que os impactos de modo geral do processo de municipalização para a área foram positivos em algumas das cidades mais do que em outras, porém ressaltamos que encontramos certa dificuldade para tais evidencias devido à falta de percepção de alguns docentes. Todavia é primoroso que os professores, como os demais profissionais da área, apropriem-se não somente dos aspectos didático-pedagógicos, mas também, aos aspectos legais e políticos que permeiam o sistema de ensino e o contexto escolar, para a legitimação do espaço do professor especialista nestas séries e da área.
Abstract: [en] The Physical Education legitimation process in the school context has ocurred since 1851, and since then it has been possible to find breakouts and permanences in the latter, specially as to laws, resolutions and enactments, which had been constituted by a military body and politicians along history. Similarly to these laws, the public policies in the educational field (attached to these) have been developed and been applied, stablishing different echoes in the school reality, and, thus, in Physical Education as well. In this environment, the present essay aims to the impacts of the schools municipalization policy in the legitimation of Physical Education in the inicial grades of Elementary School. The theoretical referentials beyond legislation used have the ones of Education and Physical Education among them Saviani, D. (1996, 1999, 2008), Avila, V.F. (1999), Libaneo, J.C.; Oliveira, J.F.; Toschi, M.S. (2009), Freire, J.B. (1992, 2009), Rezer, R.; Fensterseifer, P.E. (2008), Toledo, E. (1999), Nista- Piccolo, V.L. (2010), Neira, M.G. (2009). The metodhology which has been applied is the descriptive one being carachterized as of field and documentary (since it has been based on documents such as laws, enactments, opinions and resolutions). As a search instrument a poll has been used, with open and non open questions, directed to teachers and principals who compose the sample of this study (in Mogi Mirim Teaching Direction), composed of 32 teachers and 15 principals. In order to analyze answers we have used the content analysis technique proposed by Bardin (2011). We have noticed that most teachers have recently been admitted to school, and thus have not realized or have hardly realized or have not even identified the impacts of the municipalization policy in school Physical Education (in the initial grades of Elementary School). As to principals eighty percent believe the impacts have been positive. Other data have also been relevant to provide us evidence of the mentioned impacts, better comprehension and context situation, specially to the ones related to these classes expert's performance (facilities, difficulties, aims). It has been possible to conclude that the general impacts of the municipalization process to the field have been positive in some cities more than in others; however, we highlight that we have found some difficulty in such evidence due to lack of perception of some teachers. Nevertheless it is advisable that teachers, as well as other Education professionals, appropriate not only of pedagogicaldidatics aspects, but also of political and legal aspects that permeate the Teaching system and the school context, for space legitimation of the expert teacher in these grades and from this field.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Eliana de Toledo Ishibashi
Assuntos: [pt] Educação Física – Ensino fundamental
[pt] Municipalização
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Pesquisa Específica