Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Luciene Farias de Melo
Título(s): [pt] Tecendo tramas sobre avaliação da aprendizagem em aulas de educação física escolar
Resumo: [pt] A partir de uma análise da realidade em que se percebe que a avaliação praticada pelo professor de Educação Física escolar, parece ainda, realizada de forma pouco sistematizada no cotidiano das aulas, foi formulada a problemática desta pesquisa, que objetivou identificar como os professores de Educação Física das escolas públicas pertencentes à Diretoria de Ensino da região Centro-Sul do Estado de São Paulo realizam a avaliação da aprendizagem dos seus alunos e refletir junto aos docentes sobre aspectos da prática avaliativa nas aulas de Educação Física. O caminho metodológico selecionado para o alcance deste objetivo foi a abordagem da pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória, a partir do instrumento questionário com perguntas abertas e fechadas, que foi aplicado a todos os professores de Educação Física desta Diretoria de Ensino, no segundo momento foi a observação e a transcrição das filmagens feitas com os professores participantes dos momentos de reflexão sobre a prática avaliativa. A análise se apoiou em Ginzburg (1989), que sugere o Paradigma Indiciário como método de pesquisa. O estudo mostrou que os professores, ao escolherem os critérios e instrumentos de avaliação, apontam preferência para a observação da participação e envolvimentos em aula, bem como demonstraram a preocupação em diversificar as técnicas de avaliação. Esses sinais evidenciaram mudanças na prática avaliativa dos professores investigados, pois demonstraram que a avaliação não mais é planejada sob o foco da medição e quantificação de resultados de desempenhos físicos. Entretanto observou-se pouca diversificação dos critérios de avaliação e escassez de estratégias para avaliar de maneira coerente com o processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pesquisa justifica-se de maneira geral, por colaborar com a necessária ampliação de estudos na temática avaliação da aprendizagem na área, assim como possibilita a identificação de aspectos que sinalizam a limitação de conhecimentos, por parte dos professores, para realizar o processo avaliativo da aprendizagem de seus alunos de maneira mais adequada e aponta a necessidade da formação continuada para os professores de Educação Física que atuam no contexto escolar.
Abstract: [en] From an analysis of reality when you realize that the assessment charged by the school physical education teacher, seems also performed in a very systematic in daily lessons, the problem was formulated in this study, which aimed to identify how Physical education teachers of the public schools belong to the Board of Education of the Center-South region of São Paulo declared evaluation by the learning of their students and teachers to reflect together on aspects of assessment practice in physical education classes. The methodological approach selected to achieve this goal was the qualitative research approach to descriptive and exploratory in nature, from the instrument questionnaire with open and closed questions was applied to all teachers of Physical Education Board of Education, the second time was the observation and the transcript of the filming made with the teachers participating in the moments of reflection on the evaluation practice. The analysis was based on Ginzburg (1989), suggests that the evidentiary paradigm as a research method. The study showed that teachers, by choosing the criteria and assessment instruments, show preference for the observation of participation and involvement in class and demonstrated a concern for diversifying assessment techniques. These signs show changes in assessment practice of physical education teachers investigated, since they demonstrated that assessment is no longer planned under the focus of measurement and quantification of results of physical performance. However there was little diversification of evaluation criteria and lack of strategies to evaluate a manner consistent with the process of teaching and student learning. Thus, the research is justified in general to collaborate with the necessary expansion of thematic studies on evaluation of learning in the area, as well as enable the identification of aspects that indicate the limitation of knowledge on the part of teachers to carry out the process evaluative learning of their students more adequately, which indicated the need demands new perspectives in the process of continuing education of physical education teachers who work in the school context.
Titulação: Doutor em Educação Física
Orientador (a): Vilma Lení Nista-Piccolo
Assuntos: [pt] Educação física – Currículos
[pt] Prática de ensino
[pt] Professores de educação física - Formação profissional
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Pesquisa Específica