Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Fabiana da Silva Ramiro
Título(s): [pt] A avaliação da aprendizagem na educação física escolar em Ferraz de Vasconcelos
Resumo: [pt] O presente estudo partiu de inquietações durante a minha atuação como professora do Ensino Fundamental I (4os e 5os anos) da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, onde atuei entre os anos de 2009 a 2010, e tem como objetivo uma investigação sobre como os professores de Educação Física Escolar dos 5os anos do ensino fundamental I do município de Ferraz de Vasconcelos avaliam a aprendizagem dos seus alunos. A metodologia para o desenvolvimento do estudo pautou-se pela realização de uma revisão bibliográfica para, teoricamente, traçarmos uma perspectiva histórica e social da avaliação da Educação Física no contexto escolar, fundamentada em teóricos que discutem a temática, como Luckesi (2009), Vasconcellos (2008), Barbosa (2010), Neira (2009), Coletivo de Autores (1992), Silva (2010), Betti (1991) e Nóvoa (2009) e em um estudo de caso para analisarmos como a avaliação da aprendizagem é aplicada pelo grupo pesquisado. Para a realização da pesquisa empírica, o centro de investigação teve como campo as escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos – SP e, como sujeitos, 16 professores que atuavam nos 5os anos do Ensino Fundamental I que, espontaneamente, quiseram participar da entrevista semiestruturada com perguntas abertas. Para tratar das discussões sobre como a Educação Física escolar foi instituída no município investigado, nos fundamentamos na legislação do município e, para discutir as questões relativas à avaliação, nos pautamos nas Diretrizes Pedagógicas do município e, como referência para analisar os dados coletados, utilizamos “Análise de Conteúdos” de Bardin (2011), que nos possibilitou uma discussão sobre os procedimentos avaliativos, a atribuição de nota, os problemas da avaliação e as concepções de avaliação desses professores. Os resultados indicam uma ausência de discussão sobre a avaliação no processo formativo inicial e continuado desses educadores que pressupõem uma confusão nos entendimentos relativos aos critérios e instrumentos avaliativos. Constatamos também que existe uma prevalência da avaliação por meio da participação e observação. Conclui-se que não há um diálogo dos objetivos estabelecidos pelo município nas Diretrizes Pedagógicas com a prática desses professores em relação à avaliação da aprendizagem. Desse modo, implica-se que a discussão sobre a avaliação no processo de formação em serviço talvez permita um aprofundamento nessas questões.
Abstract: [en] This present study proceeded from disquietudes while I was working as an elementary school teacher (4th and 5th grades) in Ferraz de Vasconcelos prefecture, where I worked from 2009 until 2010. And the target of this study is how the Physical Education teachers of the Elementary School (5th grade) in the Ferraz de Vasconcelos city inquire their students apprenticeship. The development research methodology is based on a bibliographic review, thus hypothetically, will find historical and social perspective of Physical Education evaluation inside the school contexture. It is based on theorists that discuss the thematic as: Luckesi (2009), Vasconcellos (2008), Barbosa (2010), Neira (2009), Authors Collective (1992), Silva (2010), Betti (1991) and Nóvoa (2009) and in one particular event that made us to analyze how the apprenticeship evaluation is applied by the inquired group. To realize this empiric research, the Municipals Schools in Ferraz de Vasconcelos-SP were the field activities investigation focal point. We studied 16 teachers from the 5th grades of Elementary School. They spontaneously intended to participate of this semi constructed interview with some opening questions. We used the City’s Legislation to understand how the Physical Education classes were established in Ferraz de Vasconcelos. And to discuss about the evaluation topic, we used the Pedagogic Directive of Ferraz de Vasconcelos city. As a reference to analyze the collected data, we based the study the analysis of content on Bardin (2011). This study gave us the possibility to discuss the appraising conduct, the marks attribution, the evaluations problems and the conception of these teachers’ evaluations. The results point out a lack of discussion about the initial and continuous formative process of these teachers. This presupposed that there are some confusion between the criterions and the implements of the evaluated education. We also confirmed that there is a predominance evaluation by the participation and the observation topics. We conclude that there are not a connection between the targets of the pedagogical directives and the teachers’ evaluations of the students’ apprenticeship process. Thereby there is a discussion about the evaluation on the process servitude and, maybe this can permit a deepening review about these questions.
Titulação: Mestre em Educação Física
Orientador (a): Vilma Lení Nista-Piccolo
Assuntos: [pt] Educação Física (Ensino fundamental)
[pt] Prática de ensino
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Pesquisa Específica