Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Roberta Ribeiro Vieira
Título(s): [pt] Estresse: significados e condições que interferem no desempenho de atletas de voleibol de ambos os sexos
Resumo: [pt] As especificidades do voleibol, associadas ao modo como os indivíduos interpretam esta modalidade esportiva, além dos fatores pessoais, situacionais e sociais inerentes à sua prática, tornam esse contexto propício para a manifestação do estresse. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a percepção sobre o significado do voleibol e determinadas condições de estresse que operam sobre o desempenho esportivo em atletas de ambos os sexos. Para tanto, foram avaliados 69 atletas, de ambos os sexos, integrantes de equipes que participaram de competições estaduais e nacionais no período de 2009/2010. Os atletas foram avaliados através de um questionário de dados biográficos, uma versão adaptada do Teste de Efeito das Condições Gerais de Estresse sobre o Desempenho proposto por Teipel (1993) e um questionário composto por uma pergunta que permitia respostas abertas: “O que significa o voleibol para você?”. Basicamente os dados foram tratados por meio de análise descritiva, além de ter sido utilizada a frequência de respostas e os testes de Kolmogorov-Smirnov, Mann Whitney, Kruskal Wallis e o Qui-quadrado. Para a análise do questionário composto pela pergunta aberta foram utilizados os procedimentos de Análise de Conteúdo propostos por Miles e Huberman (2002). Os resultados encontrados revelaram que os fatores considerados estressantes compõem três grandes grupos, sendo, aspectos pessoais, aspectos que envolvem o relacionamento entre a própria equipe ou com pessoas significativas e os aspectos relacionados à organização e ao ambiente esportivo. Verificamos ainda que os aspectos negativos estão centrados em questões pessoais, enquanto que os aspectos positivos se concentram em torno do relacionamento entre a própria equipe ou com pessoas significativas. No que diz respeito ao gênero e as categorias de jogo verificamos que os homens se mostraram mais suscetíveis ao fenômeno do estresse, enquanto que os atletas adultos e juvenis se mostraram mais suscetíveis às situações de conflito com pessoas tidas como significativas para os mesmos. Em relação às posições de jogo verificamos que os atletas que desempenham a função de central se diferenciam dos demais na percepção do estresse. Quanto aos comportamentos dos atletas frente às situações típicas de um jogo de voleibol foi interessante notar que independemente do gênero ou da categoria de jogo o comportamento de não se importar com a equipe adversária foi uma constante. Sobre o significado que os atletas atribuem ao voleibol observamos que para amostra total, o voleibol representa emoção, meio de vida, desenvolvimento de capacidades e interação social, respectivamente. Enquanto homens e mulheres apontaram aspectos emocionais como os principais motivadores por seu engajamento e manutenção da prática esportiva, os atletas adultos e juvenis apontaram a questão emocional, o desenvolvimento profissional e o sustento financeiro como os principais significados para o voleibol. Isso nos leva a considerar que o significado pessoal que o atleta atribui ao voleibol pode em parte explicar quais situações tem maior potencial para se tornarem estressantes, do mesmo modo que, podem-se identificar quais delas se constituem como aspectos positivos para o desempenho, sendo, portanto, passíveis de serem estimuladas para melhorar o rendimento esportivo de cada atleta.
Abstract: The specifics of volleyball related to how people interpret the sport in addition to personal factors, situational and inherent in its social practice, make this environment conducive to the manifestation of stress. The purpose of this study was to investigate the relationship between the perception of the meaning of volleyball and certain stress conditions that operate on sports performance in athletes of both sexes. We evaluated 69 athletes of both sexes who were members of teams that participated in state and national competitions in the 2009/2010 period. Athletes were assessed using a biodata questionnaire, an adapted version of the Test Conditions Effect of Stress on Performance proposed by Teipel (1993) and a questionnaire with the open-ended question: “What does volleyball mean to you?” The data was analyzed through descriptive analysis, and the frequency response tests of Kolmogorov-Smirnov, Mann Whitney, Kruskal Wallis and Chi-Square. The open-ended question was composed using content analysis procedures proposed by Miles and Huberman (2002). The results showed that the factors considered stressful comprise three main groups, personal issues, issues involving the relationship between the team itself or with significant others, and the organization and sports environment. We found that the negative aspects are focused on personal issues, while the positives are concentrated around the relationship between the team itself or with significant others. With respect to gender and the categories of game we found that men were more susceptible to the phenomenon of stress, while adult and juvenile athletes were more susceptible to conflict with people perceived as significant to them. We found that athletes who play the central role are different from others with respect to perception of stress. It?s interesting to note that regardless of the genre or category of game, the conduct of the athletes ahead of the typical situations of a volleyball game were not concerned with the opposing team. About the meanings that players attach to volleyball, we found that for the total sample, volleyball represents emotion, livelihood, skill development and interaction, respectively. While men and women indicated emotional aspects as the main motivators for their commitment and maintenance of sports, adult and juvenile athletes indicated emotional issue, professional development and financial support as main meanings for volleyball. This leads us to believe that the personal significance that attaches to the volleyball athlete may partly explain situations which have greater potential to be stressful. In the same way one can identify which of them are positive aspects to performance and likely to improve sports performance of each athlete.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Maria Regina Ferreira Brandão
Assuntos: [pt] Esporte – aspectos psicológicos
[pt] Voleibol - atletas
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Pesquisa Específica