Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: José de Oliveira
Título(s): [pt] A maquete de idealização como instrumento de ensino em arquitetura
Resumo: [pt] As questões abordadas com maior relevância nesta pesquisa referem-se aos processos de elaboração de projetos arquitetônicos desenvolvidos em escolas de ensino superior de São Paulo, salientando a importância das maquetes de idealização. Buscou-se considerar uma idéia de projeto estabelecendo uma prática, um pensamento condicionado para a elaboração de um projeto. Nesse sentido, torná-lo real, passando por todas as fazes de concretização do possível e do construtivo para em seguida, registrá-las de forma absoluta e precisa. A abordagem desta pesquisa é estruturada no que se refere ao tipo de maquete e ao momento em que ela é utilizada dentro do projeto. Desde as primeiras concepções projetuais e as tomadas de decisão das formas de representação bidimensionais e tridimensionais. Salientando a importância deste processo construtivo que parte do abstrato para se chegar ao projeto realizado. Para tanto, foram necessários instrumentos que facilitassem e viabilizassem as tarefas consideradas complexas. Verificou-se as práticas de execução utilizadas durante o processo do projetar arquitetura, e o princípio do projeto adotado pelos alunos, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelos projetos pedagógicos adotados pelas escolas, observando como estes registram suas idéias por meio dos desenhos, até a utilização dos modelos físicos durante o projetar.
Abstract: The most relevant issues addressed in this research refer to the processes related to design developed in the city of São Paulo schools of architecture, the importance the models of idealization. Considering a design idea to find out a practice, to thing upon how further world be the real construction. To make it something real, going through the many phases leading to get on object possible to be built. After words record them in a complete and accurate format.The approach of this research is structured in relation to the type of model and the time it is used within the project. This is considered from early design specification and designs up to the decision of the forms of two-dimensional and three-dimensional representation. The importance of this constructive process starting from the abstract to the project accomplished is emphasized. For this, instruments that facilitate and enable such complex tasks are required. There are practices used during the implementation process of designing architecture and design principle adopted by the students, in line with the guidelines established by the pedagogical projects adopted by schools as they record their ideas through drawings, by the use of models during physical design.
Titulação: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Orientador (a): Adilson Costa Macedo
Assuntos: [pt] Arquitetura - Estudo e ensino
[pt] Maquetes
[pt] Projeto arquitetônico
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica