Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Durval Luiz da Silva
Título(s): [pt] Análise do curso de graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu
Resumo: [pt] Uma Universidade apresenta três importantes funções: - a produção de novos conhecimentos, a formação do pessoal altamente qualificado e a prestação de serviços à comunidade. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar e comparar o Projeto Pedagógico inicial e o atual face à legislação vigente, feito por meio da descrição de toda a estrutura curricular e sua organização pedagógica ao longo da história do Curso de Educação Física na Universidade São Judas Tadeu. Como método, trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, a partir de uma técnica de estudo de caso. Os instrumentos usados na pesquisa foram a análise documental e a aplicação de um questionário encaminhado aos professores participantes do estudo, com questões abertas. Os depoimentos dos respondentes do questionário apontam como conclusão do estudo que a Educação Física é identificada como área uma de conhecimento científico e que o curso mostra-se atualmente com muitos diferenciais, tendo como eixo norteador a promoção da saúde. Por meio de Projetos de Extensão à comunidade, desenvolvidos pelos professores do curso, os graduandos formados na São Judas têm conseguido alcançar com facilidade o mercado de trabalho. Um dos pilares que sustenta a evolução do curso é o conhecimento trazido pelo corpo docente com suas qualificações. Mas, foi importante diagnosticar que a mudança ocorrida na grade curricular, em 2004, não foi suficiente para alterar o perfil profissiográfico no curso, exigindo maiores reflexões sobre alguns aspectos necessários que permeiam a formação do profissional de Educação Física da USJT.
Abstract: A university has three important purposes: The development of new knowledge, the education of highly qualified personnel and the providing of services to society. Thus, the purpose of this study was: to analyze and compare the initial and the current Pedagogical Project in relation to the ongoing legislation, done by means of a description of the whole curricular structure and its pedagogical organization throughout the history of the Physical Education Course at the Universidade São Judas Tadeu. Method: it is a descriptive, qualitative study with case study. The instrumental techniques used in the research were the documental analysis and the application of an inquiry sent to the professors taking part of the study, with open questions. Conclusion: by the testimonials of the ones who answered the inquiry, it was noticed that Physical Education was identified as a scientific knowledge area; the course is shown nowadays with many differentials, having as guiding axis the health promotion and its professors, by means of participating in Extension Projects, the professionals graduated at São Judas Tadeu have been reaching the job market easily and the pillar that supports the evolution of the Course is the knowledge and the qualification brought by its professors. The change in the curricular grid, in 2004, was not enough to change the profile of the professional graduated from the course.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Vilma Leni Nista-Piccolo
Assuntos: [pt] Currículo - avaliação
[pt] Educação física - Formação profissional
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica