Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Wesley Batista Araújo
Título(s): [pt] Educação física escolar no período da ditadura militar em Jundiaí - SP (1964-1985)
Resumo: [pt] Diante das nossas experiências vividas e duma história contada pela literatura especializada, que concebe a Educação Física (EF) em diferentes momentos históricos como preponderante nos planos do Estado e da classe dominante na concepção de sociedade vislumbrada, nos propusemos a investigar as nuances dessa história que comumente ignora os professores de EF como agente do processo de construção desta área do conhecimento. A forma determinista como tal literatura aborda o período em questão, como se o modo de produção fosse capaz de determinar todas as ações daqueles indivíduos, enquadrando-os num sistema causa-efeito em que o sujeito pouco pode controlar os rumos de seus atos, nos levou a erigir uma hipótese alicerçada na vivencia pedagógica dos professores, ou seja, a EF, como área profissional, aproximava-se, e ao mesmo tempo, afastava-se da visão estatal. Suas posições eram determinadas não por forças exclusivas de um governo autoritário, mas também pela perspectiva individual dos professores pela mudança de cenário da Educação Física escolar (EFE). Diante disso, para alcançarmos o objetivo do estudo nos valemos da metodologia proposta pelo historiador Paul Thompson, a história oral. Além disso, também nos propusemos a analisar as leis e decretos promulgados na época, além do currículo formal da única Faculdade de EF criada no período na cidade de Jundiaí, haja vista o contexto das nossas investigações e o diálogo continuo que procuramos manter com a literatura especializada. Sendo assim, apoiamos a análise dos depoimentos no conceito de experiência de E.P. Thompson, e pudemos perceber o quanto a história é mais nuançada, e apesar de, o esporte ter sido conteúdo hegemônico dos professores por nós entrevistados, não podemos confirmar que isso se deu por uma imposição cultural que tinha a EFE o cerne das aspirações estatais. Isso porque como evidenciamos, os professores procuraram no fenômeno esportivo uma forma de legitimidade social. Além disso, as singularidades no trato pedagógico dado pelos professores nos mostraram como cada sujeito, a seu modo, lida com aquilo que lhe é determinado e às vezes age sobre a determinação, dentro de certos limites. Por fim, podemos afirmar que a prática pedagógica desses professores não foi determinada por um governo mancomunado com a classe dominante a fim de incutir os valores que os interessavam. Apesar de admitirmos as ações ideológicas no período, pensamos que o professor diante de seus condicionantes históricos agia perante aquilo que lhe foi proposto e foi ativo no processo de consolidação da EFE..
Abstract: Given our past experiences and a story told by the specialized literature, which sees the Physical Education (PE) at different times as prevalent in the plans of state and ruling class of society envisioned in the design, we decided to investigate the nuances of the story that often ignores teachers PE as agents of the construction of this knowledge area. The deterministic manner such as literature deals with the period in question, as if the mode of production were able to determine all the actions of those individuals, fitting them into a system of cause and effect in which the little guy can control the direction of their acts, in led to erect a hypothesis based on teachers' educational experiences, or PE, as a professional area, approached, and at the same time, distanced himself from the view state. Their positions were not determined by unique strengths of an authoritarian government, but also from the viewpoint of individual teachers for the changing landscape of School Physical education (SPE). Before that, to achieve the goal of the study we use the methodology proposed by the historian Paul Thompson, oral history. In addition, we also proposed to examine the laws and decrees issued in the period beyond the formal curriculum of the School of PE only created in the period in Jundiaí, given the context of our investigations and we seek to maintain continuous dialogue with the literature. Therefore, we support the analysis of statements on the concept of experience of EP Thompson, and we could see how the story is more nuanced, and although the sport has been hegemonic content of teachers we interviewed, we can not confirm that this occurred by a cultural imposition that was in the heart of the aspirations SPE state. That's because as we noted, the professors looked at the phenomenon of sports a way of seeking social legitimacy. Moreover, the peculiarities in the pedagogic treatment given by the teachers showed us how each subject in its own way, deals with what is given him and sometimes acts on the determination, within certain limits. Finally, we can say that the pedagogical practice of teachers has not been determined by a government allied with the ruling class in order to instill the values that interest them. Although we admit the ideological actions in the period, I think the teacher in front of their historical conditions acted on what it was proposed and was active in the process of consolidating the SPE.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Ditadura e ditadores
[pt] Educação física para crianças
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica