Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Renata Aparecida Miyabara
Título(s): [pt] Papel do conteúdo curricular dança na formação do licenciado em educação física
Resumo: [pt] Nesta pesquisa mostro a Dança como uma das mais antigas manifestações de expressão corporal, que nasceu da necessidade que o homem tinha de se comunicar com o mundo e de se expressar. Priorizei a resposta para as seguintes questões: a formação oferecida nos cursos de Licenciatura em Educação Física abarca conteúdos, metodologias, didáticas e estratégias suficientes para que o professor inclua as atividades de Dança em suas aulas nas escolas com segurança? E como os docentes nesses cursos de formação se posicionam a esse respeito? Procuro mostrar a Dança como linguagem corporal, bem como numa perspectiva educacional, a expressividade acompanhada do ritmo; valorizando a experiência trazida pelo aluno, aprimorando-a e transformando-a em Dança ao alcance de todos. A presente pesquisa que tem por objetivo: refletir sobre o papel do conteúdo curricular Dança na formação do licenciado em Educação Física. Este estudo trata de uma pesquisa do tipo descritiva, com enfoque qualitativo, além de uma análise documental das matrizes curriculares das dez Universidades da cidade de São Paulo que oferecem o curso de Licenciatura em Educação Física. Foi realizada entrevista semi-estruturada, com sete docentes dos cursos que oferecem o conteúdo dança em suas grades. Utilizou-se procedimentos de análise de conteúdo, realisados através da transcrição dos depoimentos, releitura das transcrições, análise de significados, agrupamento do conteúdo por temas e categorias, síntese e integração para atribuição de significados e finalmente a interpretação dos dados. Ao concluir essa pesquisa, constatamos que, das dez Universidades da capital de São Paulo, que oferecem o curso de licenciatura em Educação Física, três delas não contemplam o componente curricular Dança em suas matrizes curriculares. O conteúdo trabalhado nas diversas disciplinas do componente prioriza vivências corporais ao alcance de todos. Averiguou-seque o egresso passa por formação que lhe dá suporte para a inclusão do componente em suas aulas, porém os entrevistados acreditam que isso não ocorre na prática. Sugere-se a necessidade de novas pesquisas nessa temática, visando uma maior compreensão do assunto.
Abstract: In this research, I show the dance like one of the most ancient manifestations of body expression, which was born from the need that man had to communicate with the world and to express himself. I prioritized the answer for the following questions: does the training offered in the courses of graduation in physical education cover enough contents, methodologies, didacticisms and strategies for the teacher to include the dance activities in his classes in schools with safety? And how are the teachers in those graduation courses positioned in this regard? I try to show the dance as body language, and it is I try to show the Dance in a educational perspective, expressiveness accompanied by the rhythm; valorizing, not just the reproduction of copied movements; but that the experience brought by the student may be understood, improving it and transforming it in Dance for everyone. This research aims: reflecting about the role of the curriculum content Dance in the training of the graduate professional in Physical Education. This study is about a descriptive research with qualitative focus, besides a documentary analysis of the curricula of ten Universities in São Paulo city that offer the Graduation Course in Physical Education. It was done a semi structured interview with seven professors of the courses that offer the content Dance in their curricula. It was used procedures of content analysis, done through the transcript of the testimonials, readings of the transcripts, analysis of the meanings, grouping by topics and categories, synthesis and integration for the attribution of meanings and finally the interpretation of the data. When we conclude this research, we can see that of the ten Universities of the capital of São Paulo, that offer the course of Graduation in Physical Education, three of them don’t have the curricular component Dance in their curricula. The content worked in the several subjects of the component prioritizes body experiences for everyone. It was verified that that the egress goes through training that supports them to the inclusion of the component in their classes. It is suggested the need of new researches in this thematic, seeking a better understanding of the subject.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Maria Luiza de Jesus Miranda
Assuntos: [pt] Dança
[pt] Educação Física - Formação profissional
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica