Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Flaviana Fellegger Molina
Título(s): [pt] Educação em valores nas aulas de Educação Física: análise de projeto para a cidadania e autonomia dos educandos
Resumo: [pt] Atualmente ouve-se muito sobre educação para a cidadania e que devemos educar com foco na autonomia dos alunos, mas será que impor regras contribui realmente para uma educação voltada à cidadania e autonomia dos educandos? Por outro lado, será que “deixando-os à vontade” estaremos atingindo o objetivo citado? O presente estudo tem como objetivo geral analisar uma proposta de educação em valores nas aulas de Educação Física, projeto que visa à cidadania e autonomia dos educandos e como objetivo específico identificar repercussões da proposta a partir de manifestações de educandos, pais e professores. A gênese desta pesquisa é atribuída à vivência da pesquisadora como professora de Educação Física Escolar e seus próprios questionamentos com relação à educação em valores, educação moral e educação para a cidadania e autonomia dos alunos. Foi organizado pela pesquisadora um projeto de educação em valores para ser utilizado durante as aulas de Educação Física Escolar com alunos do sexto ano de uma escola particular. As atividades realizadas com os alunos por meio dessa intervenção foram analisadas e discutidas utilizando a abordagem metodológica qualitativa dentro do viés educacional. Foram utilizados como instrumentos: observação participativa, caderno de campo, entrevista semi-estruturada e redação. Durante as aulas, que foram anotadas no caderno de campo, e nas redações organizadas pelos alunos participantes da pesquisa para a finalização da mesma, foram verificadas ressonâncias positivas da pesquisa, assim como nas entrevistas com os pais. As entrevistas realizadas com os professores parecem refletir o espaço mais adequado das aulas de Educação Física com relação a uma educação que principalmente permite o diálogo e a participação efetiva nas decisões. Conclui-se que há a possibilidade de uma intervenção voltada à cidadania e autonomia dos educandos nas aulas de Educação Física, sem, contudo, perder a especificidade da referida disciplina. Os achados dessa pesquisa podem estimular outros professores de Educação Física a permitirem-se ir além do ensino das diversas modalidades esportivas e da cultura corporal de movimento, empenhando-se na lida com aspectos como valores, moralidade, cidadania e autonomia durante suas aulas, ensinando assim não só aspectos do movimento, mas aspectos para a vida que poderão e deverão ser utilizados pelos indivíduos nas diversas relações que estabelecerem, não só no ambiente escolar, mas durante toda a sua existência.
Abstract: Nowadays, hear so much about education for citizenship and that we should educate with focus on students’ autonomy, but will be impose rules actually contributes to an education focused on citizenship and autonomy of students? On the other hand, will be that “leaving them at ease”, we will be reaching the arraigned objective? The present study has with general objective at analyzing a proposal for education in values in physical education classes, a project that aims to citizenship and autonomy of learners and how specific objective to identify specific effects of the proposed demonstrations from students, parents and teachers. The genesis of this research is attributed to the experience of the researcher as a teacher of Physical Education and its own inquiries in relation to values education, moral education and citizenship education and autonomy. It was organized by the researcher in an education project values to be used during physical education classes with school pupils in the sixth year in a private school. The activities undertaken with students through this intervention were analyzed and discussed using the qualitative approach within the educational approach.The instruments used were participant observation, field notebook, semi-structured interview and writing. During the classes, which were recorded in field notebooks, and writing organized by students in the newsroom survey participants for completing the same, there were resonances of positive research, as well as interviews with parents. The interviews with the teachers seem more to reflect the more appropriate space of physical education in relation to an education that allows mostly dialogue and effective participation in decisions. It follows that there is the possibility of an intervention focused on citizenship and autonomy of the students in physical education classes, but without losing the specificity of that discipline. The findings of this research may encourage other physical education teachers to allow themselves to go beyond the teaching of various sports and physical culture movement, engaging in deals with aspects such as values, morality, citizenship and autonomy over their lessons, teaching thus not only aspects of the movement, but aspects to life that can and should be used by individuals in various relationships they establish, not only in school but throughout their existence.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Maria Luiza de Jesus Miranda
Assuntos: [pt] Cidadania
[pt] Educação Física - Formação profissional
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica