Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Elaine Lopes Russo
Título(s): [pt] Os conteúdos e os métodos desenvolvidos nas aulas de educação física escolar
Resumo: [pt] O trato com os conteúdos e métodos na Educação Física escolar tem sido um assunto bastante abordado no meio educacional. Pode-se perceber que ainda há uma grande confusão ao definir o quê será desenvolvido nas aulas e quais estratégias seriam mais adequadas para a aprendizagem dos alunos. As propostas de conteúdos e métodos expressos no decorrer histórico da Educação Física apresentam influências de diferentes bases epistemológicas que são muito debatidas no ensino atual. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física das escolas pertencentes à Diretoria de Ensino Centro-Sul do Estado de São Paulo, investigando os conteúdos curriculares e os métodos de ensino que eles desenvolvem em suas aulas. Além disso, este estudo também visa compreender como se articulam conteúdos selecionados e estratégias didáticas utilizadas pelos professores a partir de suas respostas. Para isso, utilizou-se como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a todos os professores de Educação Física desta Diretoria de Ensino, que atuam no ensino fundamental. De acordo com os resultados da pesquisa, pudemos perceber que há uma forte influência dos documentos propostos pela Secretaria da Educação na elaboração das aulas desses professores. Entretanto, notou-se que as opiniões e aspirações dos alunos podem não ser consideradas, pois, na maioria das respostas, não aparece a participação deles na organização das aulas. A partir do relato dos professores, consideramos que a diversificação de conteúdos e estratégias de ensino e o respeito pelos conhecimentos prévios que os alunos possuem são fatores que contribuem para a compreensão dos objetivos das aulas de Educação Física, colaborando, assim, para uma participação mais ativa dos alunos. Esses são fatores que contribuem para a compreensão dos objetivos das aulas de Educação Física, mas identificamos a falta de uma participação mais ativa dos alunos na preparação dessas aulas. A revisão de literatura que foi realizada nesse trabalho, somada aos dados coletados, traduzem-se em elementos importantes de reflexão sobre a realidade escolar, no que concerne às aulas de Educação Física. Assim, o estudo proporciona subsídios importantes para possíveis discussões e reflexões sobre essa prática pedagógica.
Abstract: Dealing with Physical Education contents and methods in schools has frequently been a matter of discussion in the educational environment. It is still observed a great deal of difficulty to define which contents shall be developed in class and which approaches should be more adequate to the students’ learning. Looking at the Physical Education curriculum contents and teaching methods historically proposed, it is noted the influence of different epistemological basis, which have been extensively discussed in the actual educational meetings. Under these circumstances, this study objective was to evaluate the pedagogical practices of Physical Education teachers of the mid-southern Department of Education of the State of São Paulo, Brazil, through the investigation and analysis of the curriculum contents and teaching methods developed in their classes. Also, this study aimed at understanding how teachers have articulated the selected contents and the didactical approaches used. For this, a question form was developed with open and closed questions, applied to all physical education teachers of public elementary schools belonging to this Department of Education. The results obtained in this research showed a strong influence of the governmental proposals (Secretary of Education) on teachers’ class contents and methods. Besides, it was also observed that the students’ opinions and expectations might not always be considered, because in most teachers’ answers it was not mentioned the students’ participation in class organization. The teachers’ reports allowed inferring that the class contents and methods’ diversity and the respect for students’ previous knowledge, subscribe for understanding the physical education goals, collaborating for a large participation of the students. These are factors contributing to a better understanding of the Physical Education class objectives, and this study evidenced the need for more active student participation on the class elaboration. The literature review as well as the data obtained allowed pointing out important elements for reflection related to the reality of Physical Education applied in the elementary schools, providing subsidies for possible discussions and reconsiderations on the pedagogical practices used.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Vilma Lení Nista-Piccolo
Assuntos: [pt] Currículos - Avaliação
[pt] Educação física escolar
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica