Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Vânia Hernandes Souza
Título(s): [pt] Iniciação esportiva no basquetebol: uma análise à luz do modelo bioecológico do desenvolvimento humano
Resumo: [pt]. Este estudo teve por objetivo investigar à luz do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano o processo de engajamento, processo de permanência e a disposição para o abandono, de jovens participantes de dois projetos de iniciação esportiva na modalidade basquetebol. Para tanto, foram avaliadas 11 atletas, do sexo feminino, na faixa etária idade entre 14-15 anos, dos clubes ADCO (N=6) localizado na capital de São Paulo e CDS (N=5) localizado numa cidade do interior de São Paulo, através de uma entrevista semi-estruturada composta por 28 respostas abertas. Os resultados mostraram que com relação às disposições pessoais o engajamento no esporte estava diretamente relacionado à influência dos pais, a proximidade do local de prática e participação indireta em eventos esportivos. Quanto aos recursos, foi possível verificar a identificação dos pelos atletas por recursos físicos, cognitivos e emocionais importantes para o ótimo desempenho esportivo. Finalmente, quanto as demandas, foram observadas influencias inter e intra-grupo relacionadas ao aprofundamento das amizades, o engajamento de familiares no esporte, a superação por enfrentar equipes mais habilidosas, influencia da torcida, confiança diante das adversidades, discernimento em relação às expectativas dos componentes do contexto esportivo e noção do conceito de sucesso, determinadas condutas desencadearam reações nas pessoas que são significativas no esporte, técnico e companheiras de equipe, levando-os a exigir um maior desempenho. Foi possível observar também diferenças entre as respostas das atletas dos dois clubes, particularmente em três aspectos, quanto aos fatores importantes para continuar na prática do basquetebol, a equipe da capital valorizou o desenvolvimento de habilidades emocionais enquanto a do interior um melhor preparo geral, quanto a influencia da torcida adversária sobre o rendimento, a equipe CDS mostrou que a torcida adversária exerce uma maior influencia sobre o rendimento das atletas e quanto aos objetivos pessoais a serem alcançados com o basquetebol, há uma tendência das atletas do COTP de se referirem a múltiplos objetivos, enquanto as do CDS ao desejo de ser atleta da seleção brasileira. Através desses dados podemos concluir que os pais e familiares foram importantes incentivadores para que as atletas se engajassem no esporte, mostrando, portanto, que a família é um sistema ecológico importante. A percepção de que possuem recursos importantes, de vários tipos, para a prática do basquetebol também foi significativa para que permanecessem nele, por outro lado, também fica claro que problemas escolares podem ser motivos para a disposição para o abandono da prática esportiva, o desempenho no basquetebol parece estar relacionado ao grau de competência percebida, mas fatores extra-quadra podem interferir em seu rendimento, o que nos leva a sugerir que sejam feitos estudos sobre os demais ambientes nos quais os atletas participem direta ou indiretamente, além da análise dos atributos pessoais. Além do mais, a análise do contexto imediato da prática do basquetebol, nesse caso os dois clubes, mostrou similaridades e diferenças entre eles que podem explicar similaridades e diferenças na predisposição para o engajamento, permanência e abandono das atletas. Assim, é preciso conhecer em profundidade as forças que regem os contextos imediatos e o quanto essas forças interferem nos atributos pessoais.
Abstract: This study aimed to analyze, focusing on the Bioecologial Model of Human Development, the engagement process; retention process and abandonment inclination of young participants, from two different projects in Basketball Sports Initiation. To this end, were evaluated 11 female athletes, in the junior category (14-15 y.o.), from ADCO Club (N = 6) located in the city of Sao Paulo and CDS Club (N = 5), located in a city nearby Sao Paulo. The evaluation was conducted through a semi-structured interview comprised of 28 open questions. The results showed that the engagement process was directly related to the parents influences, the proximity of the training center and indirect participation in sporting events. As for the retention process, it was possible to verify the identification by the athletes of the physical, cognitive and emotional key factors for the excellence in sports performance and, also, the desire to achieve personal goals through practicing basketball. Finally, concerning the abandonment inclination factor, were observed problems related to the sport itself, scaling matters, lack of family support, difficulties in interpersonal relantionships and also school issues. Through these data we can conclude that parents and family are important motivators for the athletes to engage in the sport, thus showing that the family is an important ecological system. This conclusion leads us to suggest working on the guidance and awareness into the family environment, in order to point out the positive and negative aspects arising from their involvement in the sporting life of the children. Regarding the influence of the proximity of a trainning Center, in the engagement process, we suggest that the bodies responsible for public policies, start investing in sports programs to encourage the construction and renovation of sports trainning centers, also allowing free access to these centers for all children and teenagers interested in starting the practice of a sport. The athlete’s perception, that they possesses important resources, of various kinds, for the practice of basketball, was also significant for their continuation. On the other hand, it is clear that school problems may be a reason for the inclination to abandon the practice of sports. The performance degree in basketball seems to be related to the degree of perceived competence, but “outside the court” factors can interfere in their performance as well, which leads us to suggest that studies are carried out on the other environments, in which athletes participate, directly or indirectly, beyond the analysis of personal attributes. Moreover, the analysis of the immediate context of basketball practice (in such case, the two specific clubs) showed similarities and differences between them that may explain similarities and differences in the general predisposition for engagement, retention and abandonment of athletes. So, it is necessary to know in depth the forces that govern the immediate contexts and how these forces interfere in the processes of Sports Initiation.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Maria Regina Ferreira Brandão
Assuntos: [pt] Basquetebol – Estudo e ensino
[pt] Desenvolvimento Humano
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