Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Marcelo Feitosa da Silva
Título(s): [pt] Labor, lúdico e a formação profissional em educação física: um estudo aplicado no ambiente corporativo
Resumo: [pt]. Observou-se na última década o avanço da atuação dos profissionais em educação física em diversos segmentos de mercado. Como exemplo as empresas têm se beneficiado dos serviços desses profissionais em algumas situações buscando o desenvolvimento humano de seus funcionários. Para tanto faz-se necessário o alinhamento da formação profissional através das Instituições de Ensino Superior, no sentido de atenderem essas e outras demandas sociais. Diversas disciplinas que compõem a grade curricular dos cursos de educação física trazem em seus conteúdos os estudos relacionados ao lúdico e a ludicidade, dentre elas as disciplina de lazer e recreação que contribuem com a formação desse profissional. Nesse estudo foi relatada uma intervenção lúdico-pedagógica em ambiente corporativo na qual as atividades lúdicas foram utilizadas como forma de promover o autoconhecimento e buscavam preparar uma equipe de profissionais para enfrentar situações de mudança que ocorreram na organização. Partindo do questionamento a respeito da suficiente e adequada preparação do profissional em educação física para atuar em situações desta natureza, elegeu-se o depoimento dos participantes a respeito da experiência vivida como fonte de coleta de subsídios sobre os quais refletir com a finalidade de levantar temas e estratégias de ensino visando a formação desse profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou questionário enviado por e-mail aos participantes de um treinamento empresarial e composto por quatro questões abertas que sofreram análise ideográfica e nomotética. A partir do discurso de 7 sujeitos observou-se um total de 51 unidades de significados, distribuídos em três categorias sendo 22 relativas ao conhecimento, 12 relativas às habilidades e 12 atitudinais. Os resultados obtidos têm o objetivo de subsidiar futuros profissionais em educação física para atuações no ambiente corporativo através das atividades lúdicas.
Abstract: We observed in the last decade the advancement of professional action in physical education in several market segments. As an example firms have benefited from the services of such professionals in some cases seeking the human development of its employees. For this purpose it is necessary to align training through the Higher Education Institutions in order to meet these and other social demands. Various disciplines that comprise the curriculum of physical education classes bring in their content studies related to the playful, playfulness, amongst them the discipline of leisure and recreation that contribute to the formation of a trader. This study has reported a playful-educational intervention in the corporate environment in which recreational activities were used as a means of promoting self-knowledge and sought to prepare a team of professionals to meet changing situations that occurred in the organization. Based on the questioning about the adequate and appropriate professional preparation of physical education to act in situations of this nature, was elected as the testimony of the participants about the experience as a source of collection of contributions which reflect on the purpose of raising themes and teaching strategies for the training of these professionals. This is a qualitative study that used questionnaire sent by email to participants of a corporate training and consists of four open questions that have suffered ideographic and nomothetic analysis. From the speech of seven subjects there was a total of 51 units of meanings assigned to three categories of which 22 related to knowledge, skills and 12th on the 12 attitudinal. The results are intended to support future professionals in physical education for performances in the corporate environment through playful activities.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Educação física – formação profissional
[pt] Educação física – orientação profissional
[pt] Recursos humanos
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica