Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Leopércio de Oliveira Guimarães
Título(s): [pt] O respeito no contexto da educação física escolar: um estudo de caso
Resumo: [pt]. Priorizar o desenvolvimento da consciência moral dos alunos, durante os processos educativos, constitui ação valiosa para prevenir e minimizar os problemas da sociedade. A Educação Física (EF), nesse contexto, é uma disciplina importante na formação dos alunos, pois as constantes interações sociais em situações de competição, disputa e confronto, facilitam trabalhar a dimensão atitudinal na qual se situam os valores morais, contribuindo com a formação integral dos indivíduos. Esta pesquisa teve por foco o conceito de respeito, entendido como dever moral fundamental numa sociedade, e seu objetivo foi o de apreender de que maneira o respeito é percebido e manifestado nas relações humanas durante as aulas de EF. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de caráter etnográfico que utilizou como instrumentos: entrevistas semi-estruturadas, análise documental e caderno de campo. Foram registradas as idéias de 26 alunos do 3º ano do Ensino Médio, 06 funcionários, 01 coordenador pedagógico, 02 diretores e 07 professores de uma Unidade de Ensino pública, localizada no município de Guarulhos. De maneira geral, os discursos de professores, coordenador, diretores e funcionários mostraram coerência entre o que entendem por respeito e sua atuação profissional. As falas dos alunos revelaram que discussões sobre o conceito de respeito na escola superam as discussões em outros lugares, inclusive na própria família; porém, nem sempre essa discussão esteve acompanhada de uma relação dialógica. Evidenciou-se, também, a importância do professor de Educação Física em manter um olhar atento às situações de ensino-aprendizado no que se refere às relações interpessoais, como aceitação do erro, respeito aos menos habilidosos e a liberdade em participar das aulas.
Abstract: To prioritize the development of moral consciousness of students during the educational processes is a valuable action, in order to prevent and minimize societal problems. Physical Education (PE) in this context is an important discipline in the training of students, because the constants social interactions in competitive situations, conflict and confrontation, work to facilitate the attitudinal dimension in which lie the moral values, contributing to the education of individuals. This research focused on the concept of respect, understood as a moral duty crucial in a society, and its‟ goal was to capture in which way respect is perceived and manifested in human relations during EF classes. Methodologically, the research is characterized as a case study that used ethnographic tools such as: semi-structured interviews, document analysis and field notes. We recorded the ideas of 26 students in the 3rd year of high school, 06 staff, 01 academic advisor, 02 principals and 07 teachers a public education unit, located in Guarulhos. In general, the discourses of teachers, coordinator, principals and officials showed consistency between what they mean by respect and their professional attitudes. The speeches of the students revealed that discussions on the concept of respect in the school outweigh the discussions elsewhere, including the family itself, but that discussion was not always accompanied by a dialogic relationship. It was evident, too, the importance of physical education teacher to keep an eye on the teaching-learning situations with regard to interpersonal relations, such as acceptance of the error, respect for the less skilled and freedom to participate in the classes.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Educação física escolar
[pt] Pedagogia do esporte
[pt] Respeito
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica