Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Hugo Cesar Bueno Nunes
Título(s): [pt] Percepção sobre a carreira dos profissionais de educação física do programa clube escola
Resumo: [pt]. A carreira profissional em Educação Física vem sendo discutida nos últimos anos tendo como foco o docente que atua na educação básica. Poucos são os estudos sobre a formação continuada e a carreira dos profissionais que atuam no âmbito não-escolar. Com o objetivo de identificar e discutir se a percepção sobre a própria carreira profissional apresenta alguma relação com a identificação de necessidades de formação continuada, principalmente quando novas diretrizes pedagógicas são disseminadas por organismos públicos, a pesquisa focalizou a atenção nos profissionais de EF da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo por estarem vinculados ao Programa Clube Escola que vem sendo implementado desde 2007. Este Programa é voltado para crianças e adolescentes com o intuito de promover a aquisição de competências (conhecimento, habilidades e atitudes) que contribuirão para o seu desenvolvimento integral e é promovido por meio de atividades físicas e esportivas ministradas por profissionais de EF. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, de orientação fenomenológica, tendo noventa e quatro dentre os cento e setenta e três profissionais que atuam no Clube Escola, respondido a um questionário contendo duas questões abertas. As respostas passaram por análises ideográfica e nomotética, e a descrição da percepção sobre a carreira obtida dessa maneira foi discutida à luz das fases da carreira docente proposta por Michael Huberman. Identificou-se que 70% estão satisfeitos com o seu atual momento na carreira e esse resultado parece se relacionar com os 72% que atribuem importância à formação continuada e estão dispostos a se manterem em constante aperfeiçoamento profissional quando incentivados para isto. Os resultados não convergiram com os estudos de Michael Huberman em relação aos estágios da carreira docente mostrando a necessidade da carreira do profissional de Educação Física que atua no contexto não-escolar ser alvo de novas pesquisas.
Abstract: The career in Physical Education has been discussed in recent years with a focus on formal education, understood as the teaching professional who works in basic education. However, there are few studies on training and careers for professionals who work in the non-school field. Aiming to identify and discuss whether the perception of one's own career has some relation to the identification of needs for continuing education, especially when new teaching guidelines are disseminated by public agencies, we focus attention on Physical Education professionals of the Municipal Office on Sports Leisure and Recreation of Sao Paulo because they are tied to a program that has been implemented since 2007 - the Club School Program. This program is meant for toward children and adolescents in order to promote the acquisition of competencies (knowledge, skills and attitudes) that contribute to the overall development of this population and it is promoted through physical and sports activities taught by Physical Education professionals. The research methodology is qualitative, with phenomenological orientation, having ninety-four, among the one hundred seventy-three professionals working in the Clube Escola, responded to a questionnaire with two open questions. An ideographic analysis was made with the responses, followed by a nomothetic analysis, and the description of career perceptions. This way, it was discussed, according to the phases of the teaching profession proposed by Michael Huberman, which did not adjust fully to the research group. It was identified that 70% of the professionals interviewed are satisfied with their current time in their career, 72% think the continuing education is important and, in general, the professionals that are satisfied with their career, are willing to remain in constant retraining when encouraged to do so. It was concluded that the positive perception about professional career appears to be related directly to the professionals’ inclination to keep participating in actions aimed at their continuing education. Moreover, this research has taken the first steps in professional careers in Physical Education and it is recommended to invest in more studies outside the subject of Scholar Physical Education.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Educação Física - Profissão
[pt] Percepção Profissional
[pt] Clubes – Esportes
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Pesquisa Específica