Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Ivan Candido de Souza
Título(s): [pt] Hip Hop e educação física escolar : possibilidades de novas tematizações
Resumo: [pt] O Hip Hop é uma manifestação cultural que surgiu nos Estados Unidos no final da década de 1960, exercendo forte influência por meio de seus elementos na formação de jovens que engendravam o contexto no qual ele se propagou. Esse estudo conta a trajetória do Hip Hop no Brasil e no mundo além de analisar a sua presença no meio escolar, como parte do componente curricular da Educação Física, a partir do seguinte problema de pesquisa: o Hip Hop aparece como uma temática nas respostas dos professores de Educação Física que atuam em escolas, quando esses são inquiridos acerca das práticas pedagógicas adotadas em suas aulas? A presente pesquisa configura-se como um estudo de abordagem qualitativa do tipo descritiva, conforme Gil (1999). A coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicados nas escolas da Diretoria de Ensino da Região Centro Sul que é composta por 72 escolas, neste universo 68 escolas são voltadas para o ensino fundamental, foram coletadas as respostas de 67 professores que correspondem a 53 escolas diferentes. A análise ocorreu nos moldes preconizados por Bardin (2007), com a identificação das Unidades de Registro, formatando Unidades de Contexto, transformadas em Categorias. Como resultado foi constatado que alguns professores abordam temáticas em suas aulas que sugerem o trato pedagógico com o Hip Hop, pois declaram temas nos quais ele pode ser desenvolvido. Por outro lado, apenas dois o citaram como Street Dance, terminologia adotada pela proposta curricular do estado de São Paulo. Os resultados indicam uma diversificação das temáticas abordadas pelos professores em suas aulas, fato que pode apontar para uma nova direção nas pesquisas que tratam da Educação Física escolar. Ou seja, ao menos no discurso, os professores afirmam trabalhar com temas ligados a cultura corporal de movimento. Não é possível afirmar que o Hip Hop é desenvolvido nas aulas de Educação Física escolar, de acordo com as respostas dos professores que geraram as unidades de contexto. Mas, o fato dos professores abordarem em suas aulas temas em que o Hip Hop possa estar presente, nos permite vislumbrar essa possibilidade.
Abstract: Hip Hop is a cultural manifestation originated in The United States in the late 60’s, it strongly influenced young people engendering the context in which it has spread. This study tells Hip Hop trajectory in Brazil and world wide, moreover it analyses hip hop in school as part of Physical Education curricular component, from the following research issue: does Hip Hop appears as a thematic in the Physical Education teachers answers working in schools, when these are inquired about the pedagogical practice used in their classes? The current research presents itself as a descriptive qualitative approach study, according to Gil (1999).The data collecting was done by means of a questionnaire applied to Physical Education teachers working in the south center area Teaching Directory. The analysis occurred according to Bardin (2007) preconized molds, identifying the Register Units, formatting the Context Units, transformed into categories. As a result it was found that some teachers approach thematics in their classes suggesting the pedagogical treatment of Hip Hop, presenting issues in which it may be developed. On the other hand, only two pointed Street Dance, terminology adopted by the curricular proposal in São Paulo state.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Vilma Lení Nista-Piccolo
Assuntos: [pt] Rap (Música)
[pt] Educação física (Ensino fundamental)
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica