Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Fábio Agnellos Silva
Título(s): [pt] A saúde nas aulas de educação física escolar: uma trajetória resgatada pela história oral.
Resumo: [pt] Minha formação acadêmica, aliada à minha história de vida profissional, foram as motivações para o desenvolvimento do presente trabalho. A mudança de concepção em relação a forma de pensar o tema da saúde, principalmente no que diz respeito às aulas de Educação Física escolar, levou-me à curiosidade de analisar a história de vida profissional de professores que atuaram em períodos distintos, sob determinados contextos políticos, econômicos e sociais. Os objetivos do estudo consistiram em verificar quais os conceitos de saúde que permearam a prática profissional de professores de Educação Física formados em diferentes épocas e que atuaram em determinados contextos; relacionar as oralidades com a literatura e os documentos legais que norteavam as práticas profissionais; entender como o tema saúde foi sendo desenvolvido nas aulas de Educação Física e como é entendido hoje; verificar as convergências e as divergências dos documentos que nortearam/norteiam as práticas dos professores e analisar os discursos dos professores que lecionam atualmente na Educação Física escolar e verificar se corroboram com as orientações para as práticas pedagógicas e com os documentos legais vigentes para cada época apresentada. Para alcançarmos tais objetivos, utilizamos como metodologia a história oral temática, que com o auxílio dos informantes, permite construir versões sobre o passado que supostamente seja próxima da realidade. Fizeram parte do estudo cinco professores de Educação Física que atuaram na educação básica, sendo uma professora atuante de 1960 à 1986, uma professora atuante de 1979 à 2006, e três professores que ingressaram na rede pública de São Paulo há menos de cinco anos. Observamos, pela fala dos professores, que em épocas passadas as práticas pedagógicas condiziam com o que retratavam os documentos e a literatura, porém nos dias atuais os docentes pouco conhecem dos documentos orientadores das suas práticas profissionais, mesmo esses sendo referências bibliográficas obrigatórias nos concursos nos quais esses professores ingressaram para poder lecionar. Tal fato pode decorrer do pouco interesse dos cursos de graduação em discutir tal tema, e das inexistentes formações continuadas para II professores das redes públicas de ensino de São Paulo, bem como a má formulação dos documentos orientadores das práticas pedagógicas. A prática desses professores com relação à saúde nas aulas de Educação Física pouco mudou se comparado à épocas passadas, já que os aspectos biológicos ainda são tratados de forma intensa, especialmente a obesidade e a higiene.
Abstract: My academic background, coupled with the story of my life were the motivations for the development of this work. The change of design for the way you think the theme of health, especially with regard to physical education classes at school, curiosity led me to analyze the life history of professional teachers who worked in different periods, under certain contexts political, economic and social. The objectives of the study consisted of check which health concepts that permeated the practice of physical education teachers trained in different times and that worked in certain contexts, relate the oral literature and legal documents that shaped the working practices; understand health as the theme was being developed in physical education classes and as understood today, check the convergences and divergences of the documents that guided / guiding teachers' practices and analyze the discourses of teachers who teach physical education at school today and see if corroborate with the guidelines for teaching practices and existing legal documents presented for each season. To achieve these goals, we used the methodology of the thematic oral history, which with the help of informants, lets build on the past versions that are supposed to be close to reality. Study participants were five physical education teachers who worked in basic education, being an acting teacher from 1960 to 1986, an acting teacher from 1979 to 2006, and three teachers who enrolled in public schools of São Paulo in the last five years. Noted, the speech teacher, who in times past teaching practices matched with that portrayed the documents and literature, but these days teachers know little of the guiding documents of their professional practice, even these references are compulsory for competitions in which these teachers have joined in order to teach. This fact can result from the low interest of undergraduate courses in discussing this subject, and the continued non-existent training for teachers of public schools of São Paulo, as well as the poor drafting of documents guiding pedagogical practices. The practice of these teachers with respect to health in physical education classes has changed little compared to earlier times, since the biological aspects are still treated intensively, especially obesity and hygiene.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Marilia Velardi
Assuntos: [pt] História oral - Promoção da saúde
[pt] Educação física (Ensino fundamental)
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Pesquisa Específica