Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Elizângela Ricardo de Souza Costa
Título(s): [pt] Corpo, saúde e padrões de beleza : reflexões sobre uma intervenção pedagógica com escolares adolescentes.
Resumo: [pt] Este trabalho teve como objetivo descrever e analisar uma intervenção educacional que visou levar os educandos a refletir criticamente sobre os fatores envolvidos na relação aparência corporal e saúde e ainda, avaliar o impacto e o resultado da intervenção para os discentes. O enfoque metodológico foi de natureza qualitativa. A intervenção, realizada com 23 escolares adolescentes, apoiou-se nos pressupostos teóricos da Educação Dialógica de Paulo Freire para abordar o tema Padrões de Beleza, um dos eixos do conteúdo “Corpo, Saúde e Beleza” presente no Caderno do Professor de EF, emitido pela SEESP. A intervenção ocorreu em oito encontros, baseados em diálogos e reflexões, denominados Círculo de Cultura. Os instrumentos utilizados para coletar as informações foram a Observação Participante, o Caderno de Campo e Gravações em áudio. Os conteúdos gerados nos encontros foram transcritos, analisados e interpretados por meio de Análise de Conteúdo. No 1º encontro procedeu-se à identificação dos temas geradores relacionados à temática corpo: Corpo Máquina, Influência do contexto sobre o significado de corpo, Discurso do corpo pela mídia, As doenças causadas pela busca de estereótipos corporais e O corpo atual...voltando às origens ou construindo novos corpos (tatuagens e piercings). Nos demais encontros, a dinâmica utilizada foi a de iniciar os diálogos e as reflexões a partir de uma questão geradora relacionada ao tema abordado. Posteriormente, foi realizado um encontro para síntese, com os educandos organizados em grupos e para produção de cartazes sobre as repercussões dos diálogos e das reflexões. No último encontro, fez-se a avaliação, com a apresentação e exposição dos cartazes pelos grupos. Constatou-se, por meio da intervenção, que os educandos não apresentaram uma consciência crítica em relação a alguns temas: acepção de corpo, conceito de saúde, confusão entre os modelos de estética e saúde e a influência do contexto. Entretanto, demonstraram consciência e criticidade em relação ao contexto e aos determinantes para a saúde, a influência que as mídias exercem quando divulgam modelos corporais e ditam comportamentos, conhecimentos a respeito das doenças causadas por transtornos alimentares provenientes da busca de modelos corporais e, ainda, a constatação de que não vale a pena colocar a saúde em risco na busca de padrões de beleza. Por fim, com base nos depoimentos, considero que a intervenção foi válida, já que permitiu aos educandos o direito de expressarem suas opiniões e refletir criticamente sobre os fatores envolvidos na relação aparência corporal e saúde. Contudo, acredito que a valorização desta iniciativa fundamenta-se na abertura de espaços para diálogos e reflexões, algo tão prestigiado pelos discentes mas que, infelizmente, é tão raro no ambiente escolar.
Abstract: The aim of this project was to describe and analyze an educational intervention which main objective was to lead the students to consider critically the facts involved in the body appearance-health relationship and more, to understand if the actions of the intervention had become manifest in their lives. The methodology used was the qualitative one, in a participatory research approach. The intervention was done with 23 teenagers students and was based in Paulo Freire´s Dialogic Education theoretical assumptions in order to deal with the theme Beauty Patterns, one of the content axes in “Body, Health and Beauty”, in the Teacher´s Notebook, issued by SEESP (Secretary of Education of São Paulo State). The intervention was made in eigth meetings, based on dialogs and careful thinking, named Culture´s Circle. The tools used to collect the information were: Participant Observation, Fieldwork Notebook and audiotapes. The contents of the meetings were transcribed, analyzed and interpreted through Contents Analysis. In the first meeting the generative themes related to the body theme were identified: The Body Machine, The influence of the context on the meaning of the body, The Body Discourse by the Media, The diseases caused by the search of body stereotypes and the Actual Body…. Back to the origins or building new bodies (tattoos and piercings). In the other meetings the dynamics used was to start the dialogues and reflections from a generative question related to the theme. After that, we had a meeting for summing up, with the students organized in teams to make posters about the effects of the dialogues and reflections. The project was evaluated in the last meeting with the presentation of the posters by the teams. As a result of the intervention, we found out that the students had no criticism with relation to some themes: the meaning of body, the health concept, confusion between the aesthetical and health models and the influence of the context. However, they showed awareness and criticism in relation to the context and to the determinatives to health, to the influence of the media when divulging the body patterns and dictating behaviors; they know about the diseases provoked by eating disorders caused by the search of body models and, more, the confirmation that it does not worth risking the health in the searching for beauty patterns. Finally, based in the testimonies, I consider that the intervention was valid, as it has given the students the right to express their opinions and to think critically about the elements encompassed in the body appearance and health relationship. Notwithstanding, I believe that the value of this initiative is found in the opening of spaces for dialogues and thinking, something that is highly important for the student body but, unfortunately, it is rare in the school environment.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Maria Luiza de Jesus Miranda
Assuntos: [pt] Adolescentes - Imagem corporal
[pt] Educação física
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica