Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Regina Celia Barbosa da Silva
Título(s): [pt] Arquitetura e design: os conteúdos que acercam seus programas de ensino
Resumo: [pt] No ensino de Arquitetura e Urbanismo e de Design, áreas cujas práticas têm o projeto - programa, pressupostos e criação como finalidade; é possível admitir a hipótese de que, ainda hoje, haja aproximações, em maior ou menor grau, entre os conteúdos das disciplinas que constituem as grades curriculares destes cursos em questão, mesmo considerando que as produções do aluno de Arquitetura e Urbanismo e as do aluno de Design respeitem no geral, condicionantes e escalas distintas. Assim, pode-se pensar que arquitetos urbanistas e designers apreendem determinados conceitos e desenvolvem habilidades comuns, principalmente nos primeiros anos de suas formações, dado que é esse o período onde se conformam os fundamentos que devem orientar os processos conformadores de suas produções. Situação que, de certo modo, dá condição ao aluno de Arquitetura e Urbanismo e ao aluno de Design de compartilhar as experiências promovidas pelas disciplinas cujos conteúdos tenham afinidade. Para corroborar a hipótese acima apresentada, buscou-se elencar conceitos pertinentes à conformação dos fundamentos orientadores das produções das áreas em questão bem como dos processos de criação integrantes dos conteúdos dos programas de ensino daqueles cursos para, em seguida, proceder-se a investigação da possibilidade de haver entre eles acercamento ou aproximação. O estudo dos programas de ensino elaborados e adotados pela Escola da Bauhaus e pela Escola de Ulm, entre 1919 e 1968, escolas consideradas as mais significativas no que se refere ao ensino de arquitetura e design do século xx, foi o ponto de partida para a identificação e seleção dos principais conceitos e práticas para a formação de arquitetos urbanistas e designers. A verificação da permanência de conteúdos comuns nos cursos atuais foi realizada através da análise de programas de ensino em vigor, em específico dos dois primeiros anos da formação, em três Instituições de Ensino Superior, sediadas na cidade de São Paulo, que mantém cursos de formação nas duas áreas em questão: a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU-USP, a Universidade Presbiteriana Mackenzie - FAU-UPM e a Universidade São Judas Tadeu - USJT. O resultado da análise indica a presença de conteúdos possíveis de acercamento, quanto aos propósitos a que eles se destinam. Além desta constatação, o resultado, confere plausibilidade à ideia de que se possa intercambiar no ensino de Arquitetura e Urbanismo e de Design, com vantagens didáticas, experiências provindas das discussões a respeito de conceitos que formam os fundamentos das ações que orientam e ordenam os processos de suas produções.
Abstract: [en] In the teaching of Architecture and Town Planning and Design - two areas where practices aim at a program - project, presuppositions and creation - , it is possible to hold the hypothesis that even nowadays there are encounters - in greater or lesser degree - between the contents of subjects in the curricula of such courses, even if we take into consideration that the production by students of Architecture and Town Planning and those of Design should generally respect different conditionings and scales. Thus, one might figure that architects town planners and designers acquire certain concepts and develop common skills, especially in the early years of their formation, since this is the time in which they acquire the foundations that will lead the conforming processes of their productions. This is a situation that somehow allows the architecture and town planning and design students to share experiences promoted by subjects whose contents have some affinity. In order to confirm the hypotheses above, we tried to list certain concepts concerning the leading foundations of production in these two areas, as well as the creation processes in the contents of their teaching programs in order to investigate the possibility of commonness between them The study of teaching programs proposed and adopted by the Bauhaus School and the Ulm School, between 1919 and 1968 - both schools regarded as the most important ones in the teaching of Architecture and Town Planning and Design in the 20th century - was the starting point for the identification and selection of the main concepts and practices in the formation of architects town planners and designers. Then we proceeded to check the remaining of common contents in present courses through the analysis of teaching programs adopted, specifically in the first two years of under-graduation, by three Universities in the city of São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU-USP; Universidade Prebisteriana Mackenzie - FAU-UPM; and Universidade São Judas Tadeu - USJT. The result of such analysis indicates the presence of contents that might present some closeness in terms of goals. Besides this, the result confirms the idea that there can be a permutation in the teaching of Architecture and Town Planning and Design - with several pedagogical advantages - of experiences acquired from discussions about the concepts providing the foundations of actions leading and ordering the processes of their productions.
Titulação: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Orientador (a): Kátia Azevedo Teixeira
Assuntos: [pt] Arquitetura - Projetos
[pt] Design - Criação
[pt] Arquitetura - estudo e ensino
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

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