Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Cesar Augusto Fernandes de Souza
Título(s): [pt] Dimensões pedagógicas de um curso à distância na percepção dos alunos: o caso da capacitação continuada em esporte escolar
Resumo: [pt] A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a eficiência de um curso à distância, via Internet, para a formação continuada de profissionais de Educação Física na percepção de alunos. Trata-se de um curso de Capacitação Continuada  em Esporte Escolar, promovido pelo Ministério do Esporte, tendo como foco a importância da educação permanente, os procedimentos didáticos-pedagógicos, a atuação do tutor e o desempenho individual do aluno. Utilizou-se como referencial para a compreensão dos resultados a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa se caracteriza como descritiva, tomando como amostra um grupo de trinta e nove alunos concluintes da 2ª e 3ª turmas do curso oferecido entre 2005 e 2007, de um total de oitocentos e sessenta e nove alunos que o realizaram. Foi aplicado um questionário on-line contendo quarenta e duas questões fechadas e seis questões abertas. As questões fechadas, em sua maioria, solicitavam a expressão de graus de concordância e discordância em relação às afirmações apresentadas, enquanto as abertas visavam esclarecer ou acrescentar conteúdo às respostas anteriormente assinaladas. As respostas obtidas foram tabuladas e analisadas, observando-se que os aspectos positivos apontados foram em maior número do que os aspectos negativos. Os alunos evidenciaram satisfação pela participação no curso, julgaram que a tutoria foi eficaz e que o curso foi importante na educação contínua dos mesmos, tendo atingido regiões do Brasil onde esse processo é difícil por sua localização e pela escassez de recursos. Os alunos se declararam comprometidos com as tarefas e prazos, permitindo concluir que houve responsabilidade, autonomia e maturidade daqueles que participaram da pesquisa. Entre as sugestões apresentadas para aprimoramento deste tipo de curso consta a necessidade de maior interatividade entre os participantes, isto é, momentos virtuais e/ ou presenciais entre os alunos e entre alunos e professor.
Abstract: [en] The present research had to evaluate the course efficiency carry, out in the distance, by internet, for the Continuing Education of professionals in physical Education, in the perception of students. This is of Continuing Training in School’s Sport, promoted by sports Department, focusing in the importance of education, the teaching-learning procedures, the working of the mentor and the student’s individual performance. It was used as reference for understanding the results in the Meaningful Learning Theory of David Ausubel. The research is characterized as descriptive, taking as a sample group of thirty-nine students that concluded the 2nd and 3rd class of the course between 2005 and 2007, a total of eight hundred and sixty-nine students. It was applied a questionnaire online containing forty-two closed questions and six open questions. The closed questions, in their majority, requested the expression of degrees of agreement and disagreement in relation to statements made while. The open content designed to clarify or add to the responses received were tabulated and analyses, noting that the positive aspects were identified in greater numbers than the negative aspects. The students showed satisfaction with the participation in the course, felt that mentoring was effective and that the course was important in their continuing edication, reaching regions of Brazil where it is difficult for its location and the scarcity of resources. The students have responsibility, autonomy and maturity of those who participated in the research. Among the suggestions for improving this type of course is the need for greater interactivy between the participants, namely, virtual moments and/ or presence among students and between students and teacher.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Educação à distância
[pt] Internet
[pt] Esportes escolares
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica