Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Marco César Agnello
Título(s): [pt] O voleibol e seu significado: uma análise à luz da teoria da motivação para a realização
Resumo: [pt] O voleibol nos últimos anos vem se estruturando de forma cada vez mais eficaz, muitas equipes têm firmado parcerias com empresas, em busca de sustentabilidade de projetos esportivos, o que acaba por trazer uma maior exigência, principalmente, em termos do rendimento dos atletas na conquista de resultados. Cercado de desafios e superação o esporte de alto nível tem como finalidade principal a competição na qual se deve assegurar o máximo rendimento e a manifestação das potencialidades do atleta. Esse cenário faz com que os atletas passem por situações desgastantes e extremas em relação às capacidades físicas, técnicas, táticas e psicológicas. Nesse sentido, temos observado que os estudos realizados, relacionando o esporte e psicologia, têm alcançado grande importância atualmente, já que as demandas das rotinas de treinamento, inerentes ao esporte de alto rendimento exigem altas cargas de esforço dos atletas. Dentro deste contexto, muitos fatores físicos e psicológicos influenciam no seu rendimento. A motivação, ponto central desse estudo, é um dos principais fatores que contribuem para o rendimento de um atleta. Ela reflete os processos e fatores, dentre os quais as características de personalidade, suas metas e interesses e os fatores situacionais, que levam o indivíduo a realizar determinadas tarefas, com certo grau de intensidade e persistência. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar e compreender qual o significado do voleibol na percepção das jogadoras integrantes da Seleção Brasileira e analisá-lo à luz da Teoria da Motivação para a Realização. Para tanto, foram avaliadas 14 atletas da Seleção Brasileira de voleibol, categoria juvenil feminino, convocadas pela CBV para a disputa do Campeonato Mundial no ano de 2009. As atletas foram avaliadas através de uma entrevista semiestruturada, composta por 5 (cinco) questões que permitem respostas abertas, elaboradas especialmente para fins desse estudo, sendo que a análise foi realizada em 5 etapas: gravação; transcrição literal das entrevistas; levantamento de frases que tivessem relação com os objetivos do estudo; categorização e, análise das categorias. Os resultados mostraram que 302 frases foram levantadas dos discursos e que nove categorias surgiram dessas frases: Realização, Expectativa de Sucesso, Meio de Vida, Relacionamento, Emoção e Paixão, Divertimento, Evitar o Fracasso, Competência e Demandas. Observou-se que o significado do voleibol está relacionado à expectativa de sucesso, à capacidade da atleta em estabelecer metas e conquistá-las, através do esforço próprio e dedicação para enfrentar os desafios e dificuldades na realização. Foi interessante notar que em somente uma pergunta houve uma resposta referente às categorias Evitar o Fracasso. Isto nos leva a considerar que através dos resultados levantados que as atletas de alto rendimento desse estudo apresentam características que se relacionam com os comportamentos de indivíduos motivados para alcançar o sucesso, demonstrando alto nível de confiança e aspiração, desenvolvendo competências para enfrentar os desafios da vida esportiva, buscando constantemente a excelência e experimentando sentimentos de orgulho e satisfação.
Abstract: [en] The volleyball in recent years has been built on a more efficient, many teams have signed partnerships with companies in search of sustainability of sporting projects, which ultimately bring greater demand, especially in terms of performance of athletes in the conquest of results. Surrounded by overcoming the challenges and high level sport has as main purpose the competition which should ensure the maximum yield and demonstration of the potential athlete. This scenario makes the athletes go through stressful situations and in relation to extreme physical, technical, tactical and psychological. Accordingly, we have found that studies by linking the sport and psychology, have achieved great importance today, as the demands of routine training, inherent in the sport of high performance require high loads of effort of athletes. Within this context, many physical and psychological factors influence their performance. The motivation, focus of this study is one of the main factors contributing to the performance of an athlete. It reflects the processes and factors, among which the personality characteristics, their goals and interests and situational factors, which lead the individual to perform certain tasks, with some degree of intensity and persistence. The objective of this study was to analyze and understand what the meaning of the volleyball players in the perception of members of the Brazilian National Team and analyze it in light of the Theory of Motivation for Achievement. Thus, 14 athletes were evaluated in the selection of Brazilian volleyball, youth female category, called the CBV for the World Cup competition in the year 2009. The athletes were evaluated using a semi-structured, consisting of five (5) questions that allow open answers, prepared especially for this study, and the analysis was performed in 5 steps: recording, verbatim transcription of interviews, survey of phrases that have relation with the objectives of the study, categorization, and analysis of categories. The results showed that 302 sentences were raised in speeches and that these sentences were nine categories: Achievement, Expectancy of Success, Half Life, Relationships, Emotion and Passion, Fun, Avoid Failure, Competence and Demand. It was observed that the meaning of the volleyball is related to expectation of success, the athlete's ability to set goals and conquer them through their own efforts and dedication to meet the challenges and difficulties in implementation. It was interesting to note that only one in question was a response regarding categories avoid failure. This leads us to conclude that the results raised by the athletes of this study show high performance characteristics that are related to behaviors of individuals motivated to achieve success, demonstrating high level of confidence and aspirations, developing skills to face life's challenges sports, constantly seeking excellence and experiencing feelings of pride and satisfaction.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Maria Regina Ferreira Brandão
Assuntos: [pt] Voleibol
[pt] Esportes - Aspectos psicológicos
[pt] Motivação
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica