Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Claudson Lincoln Beggiato
Título(s): [pt] A importância da educação física na percepção de uma comunidade escolar.
Resumo: [pt] Dificuldades enfrentadas durante a prática profissional em Educação Física escolar (EFe) ao longo de 13 (treze) anos, como o baixo índice de participação, indisciplina e interesse das crianças nas aulas, despertaram inquietações. Como professor e pesquisador atuante na escola, decidi pesquisar se as representações sociais (RS) presentes nos discursos dos membros da comunidade escolar (pais, professores de outras disciplinas e equipe gestora) poderiam convergir para que os objetivos de desenvolvimento integral dos alunos pudessem ser atingidos. A partir desta curiosidade, foram questionados 87 (oitenta e sete) alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, seus pais/responsáveis num total de 82 (oitenta e dois), 10 (dez) professores das demais disciplinas, 01 (uma) coordenadora pedagógica e 02 (dois) diretores escolares, de uma escola privada da zona leste da cidade de São Paulo. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, na qual registramos, transcrevemos, analisamos e interpretamos as respostas dadas por escrito à questão aberta: O que você acha importante nas aulas de Educação Física (EF)? seguida da respectiva justificativa da resposta. Os resultados mostraram que os alunos valorizam a EFe como meio de aprender esportes e melhorar o condicionamento físico. As respostas da maioria dos professores, pais e equipe gestora converge quando mencionam a importância da EFe para o desenvolvimento integral dos alunos, destacando a melhora da qualidade de vida, desenvolvimento de hábitos saudáveis e ensinar a trabalhar em equipe. A resposta dos pais converge com a dos alunos sobre a promoção do condicionamento físico, mas os pais mostram RS mais abrangentes sobre as possibilidades da EFe mencionando, entre outros, o trabalho em equipe e a socialização e, com isso, indo além da RS estritamente vinculada aos conteúdos esportivos. É consensual entre os professores que a EFe promove a prática esportiva e ensina a conhecer o corpo humano, porém, como os pais, mencionam sua importância no desenvolvimento de demais dimensões humanas como as atitudinais e emocionais. Concluiu-se que, na escola pesquisada, parece haver um ambiente propício no que se refere às RS para o desenvolvimento de um trabalho adequado da EFe que poderá atingir sucesso em ampliar a visão dos alunos e que ainda são necessárias ações para que alguns pais e professores vejam a EFe de maneira mais ampla.
Abstract: [en] Difficulties faced during professional practice in physical education (PE) at school over 13 (thirteen) years, such as the low level of participation, indiscipline and interest of children in classes, aroused concern. As a teacher and researcher active in school, I decided to find whether the social representations (SR) in speeches of members of the school community (parents, teachers of other disciplines and team manager) could converge in a way that the objectives of development of students could be achieved. From this curiosity, were questioned 87 (eightyseven) students from 6 to 9 years of basic education II, their parents / guardians in a tot al of 82 (eighty-two), ten (10) teachers of other subjects, 01 (one) coordinating training and 02 (two) school directors of a private school in the eastern city of São Paulo. We worked with a qualitative and descriptive research, which recorded, transcribed, analyzed and interpreted the answers in an open writing question: What do you think is important in PE classes? Followed by the justification of their answer. The results showed that students value the AP as a way to learn sports and improve the physical condition. The responses of most teachers, parents and management team converges when mention the importance of PE to the development of students, emphasizing the improvement of quality of life, developing healthy habits and learning to work in teams. The response of the parents of students converge on the promotion of physical fitness, but the parents show RS on the broader possibilities of school PE mention ing, among others, teamwork and socialization beyond the strictly bound by the RS sports content is consensus among teachers that promotes PE sports practice and teaches the body to know, however, as the parents indicate their importance in development of other human dimensions such as attitude and emotion. It was concluded that the school investigated, there seems to be an enabling environment with regard to RS for the development of an appropriate work of school PE that could reach success in expanding the vision of students and that actions are still necessary for some parents and teachers see the PE more widely.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Educação física escolar
[pt] Ensino fundamental – Aspectos sociais
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica