Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Claudia Ribeiro de Souza Ottoni
Título(s): [pt] A educação física e a atividade cooperativa: caminhos para uma reestruturação do espaço escolar
Resumo: [pt] O presente estudo refere-se a um relatório de uma Pesquisa-Ação que foi construído no ambiente escolar de uma das escolas de 1ª a 4ª série da Rede Municipal da cidade de Atibaia - SP, que tem como proposta de aulas de Educação Física os Jogos Cooperativos, visando à formação de valores. O campo da pesquisa é o espaço educativo onde acontecem as aulas de Educação Física permeando os momentos das aulas das professoras polivalentes. Os participantes são duas professoras polivalentes e a professora de Educação Física da escola. No início da investigação realizou-se uma análise do Projeto Político Pedagógico da escola, na intenção de identificar a evidência e a importância dada aos valores formativos, apontados no documento. Como instrumentos foram utilizados na pesquisa, o caderno de campo para o registro das observações e das falas das participantes e entrevistas semi-estruturadas na tentativa de conhecer as professoras seus valores e ideais sobre a educação e cooperação. O desafio em ampliar o estudo compartilhando as experiências cooperativas realizadas nas aulas de Educação Física com as professoras polivalentes da escola partiu do entendimento de que o espaço escolar não deve ser segmentado e que as disciplinas devem estar relacionadas em um todo, propondo assim, a educação formativa dos alunos como um processo contínuo, participativo, integrado e coletivo. Toda a investigação foi realizada a partir de um trabalho coletivo e colaborativo, havendo uma articulação entre os referenciais da pedagogia freiriana, os aportes teóricos referentes à aprendizagem cooperativa, e os pressupostos da Pesquisa-Ação desenvolvida no âmbito social. O trabalho proposto tem como objetivo colaborar com o processo de reflexão, ação e transformação dos participantes envolvidos no que se refere às ações educativas pautadas nas práticas cooperativas relacionadas aos aspectos de formação humana. Com esta investigação, também pretendeu-se verificar a coerência entre a proposta das práticas cooperativas nas aulas de Educação Física e a proposta das outras professoras polivalentes em relação aos aspectos de formação humana, considerando os ideais do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Instituição. Após seis meses de pesquisa dentro da escola, os resultados, revelam que o processo de reflexão e emancipação ocorreu gradativamente durante a investigação, oportunizando, um espaço para desvelar as teorias, juntamente com as observações das práticas mediadas pelo diálogo e pela construção de ações cooperativas. A realização dessa investigação possibilitou a efetivação de planejamentos e ações educativa para as aulas, que valorizassem a realização de um trabalho de formação humana integrado aos aspectos: afetivo, motor, cognitivo, social e cultural. Portanto, o resultado desta pesquisa indicou que a possibilidade de compartilhar teorias e práticas sobre as ações pedagógicas, durante os encontros, desencadeou um marco reflexivo, válido para servir de referência no momento de planejar e estruturar novas propostas e projetos educacionais a serem desenvolvidos pelos responsáveis das ações educativas na escola. Nos resultados obtidos, pode-se considerar que valorizar os ideais e as necessidades pessoais de cada participante, também contribuiu, para a construção da autonomia, da independência, e da liberdade no plano individual e na responsabilidade social visando a construção de uma escola cidadã coerente com a proposta do PPP da instituição. A partir dos resultados expostos, considera-se que, a aprendizagem e a construção do conhecimento dos alunos e professores a partir das práticas cooperativas realizadas na escola, durante o período da Pesquisa-Ação, possam constituir um planejamento compartilhado integrando, tanto a disciplina de Educação Física, quanto às outras disciplinas do currículo escolar.
Abstract: [en] The present study refers to a report of a Research-Action that was built in a school environment belonging to the municipality of Atibaia city, São Paulo from 1st to 4th series. The proposal for physical education classes was the application of the Cooperative Games aiming at values formation. The research field was the education space where physical education classes were ministered and sometimes together with multivalent teacher in their classrooms. The participants were two polyvalent teachers and the school Physical Education teacher. At the beginning of the investigation an analysis of the Pedagogical Policy Project (PPP) of the school was done, in order to identify the evidence and the importance given to formative values, pointed in the PPP. As tools, the field note-book, containing observation and speech of the participants and semi-structured interviews were used in an attempt to know the teachers, their values and ideals on education and cooperation. The challenge on amplifying the study by sharing cooperative experiences made in the Physical Education classes with the school polyvalent teachers emerged when it was understood that the school space cannot be segmented and the disciplines must be seen as a whole. Therefore, the students’ formative education must be seen as a continuous, participative, integrated and collective process. All investigation was made on basis of a collective and collaborative work with articulation among referential Freire’s pedagogy, the theoretical contribution related to cooperative learning and the Research-Action assumptions carried out in the social environment. The propose work aims at collaborate with the reflection, action and transformation process of the involved participants in respect to educative action based in cooperative practices relates to human formation aspects. With this investigation we also intended to verify the coherence between the proposal of cooperative practices in Physical Education classes and the proposal of the other polyvalent teacher in relation to the human formation aspects, considering the PPP ideals of the institution. After six months of researching in the school, the results reveal that the reflection and emancipation process occurred gradually during the investigation, creating a space to show theories, together observation of practices conducted by dialog and by cooperative construction. Such investigation enabled the effectiveness of educative planning and actions for the classes which emphasizes the achievement of the human formation work integrated to affective, motor, cognitive, social and cultural aspects. Therefore, the result of this research indicated that the possibility of sharing theories and practices on pedagogical actions during the meetings triggered a reflective milestone, valued to serve as reference when planning and structuring new educational proposals and projects to be developed by those responsible for educative actions in the school. Through the obtained results we can consider that enhancing the ideals and personal necessities of each participant has also contributed for the autonomy, independence and freedom construction in the individual plan, and the social responsibility aiming at the creation of citizen-school, coherent with the PPP proposal of the institution. From the exposed it is considered that the learning and the knowledge of students and teachers from cooperative practices learned at school during the Action-Research may constitute a sharing planning that integrates Physical Education discipline with the other disciplines of the school curriculum.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Marília Velardi
Assuntos: [pt] Educação física
[pt] Escolas
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica