Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Claudia Francisca dos Santos
Título(s): [pt] Subjetividade e idosos: empowerment e autonomia na participação em um programa de educação física
Resumo: [pt] Esse trabalho teve como ponto de partida os questionamentos da pesquisadora, relacionados aos possíveis impactos na vida dos sujeitos participantes, ao assumir como docente o Programa Ginástica Integrativa do SESC Itaquera, atividade direcionada ao público adulto e idoso. O programa foi elaborado a partir do referencial teórico da instituição (GV) (TSI) e as orientações do ideário da Promoção da Saúde. Como conceitos convergentes desse referencial estão o desenvolvimento da autonomia para a autogestão da atividade física e à questões relacionadas à saúde dos sujeitos participantes, tendo como estratégia o empowerment. Este, definido como o processo de capacitação de indivíduos e comunidades a partir do aumento do seu nível de conhecimento e informação, através de práticas educativas. Assim, análise desse processo necessita da interação de diferentes níveis de análise e, portanto não pode ser visto de maneira isolada, quantificada. No intuito de compreender o tecido que compõe esse cenário, essa pesquisa teve como objetivo investigar e compreender, através da subjetividade, se as ações envolvidas no Programa Ginástica Integrativa do SESC Itaquera, refletem em empowerment dos idosos participantes, bem como em manifestações de autonomia frente a questões de saúde, principalmente referindo-se à prática de atividade física. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa fundamentada nos princípios da Epistemologia Qualitativa e nos referenciais teóricos propostos por González Rey sobre a subjetividade. Esta proposta tem como cerne o caráter construtivo-interpretativo do conhecimento, através de um processo dialógico. Participaram desse estudo cinco idosos do Programa Ginástica Integrativa, entre os anos de 2007 e 2008, numa combinação dos seguintes instrumentos: caderno de campo para o registro de observações e impressões da pesquisadora durante a pesquisa; sistema conversacional entre os idosos e pesquisadora e o conflito de diálogos. As informações obtidas foram transcritas e analisadas, e a construção da informação foi realizada a partir da interação entre a configuração subjetiva individual dos idosos e a subjetividade social, presentes no grupo. Podemos apontar como núcleos de sentido subjetivos: o sentido da exclusão social: o sentido negativo da velhice, o sentido de poder para operar mudanças e o sentido de escolhas livres. Verificou-se que foi expresso pelos idosos um sentido de poder para agir a favor de questões relacionadas à saúde, no caso à prática de atividades físicas, porém notou-se que essa configuração relacionada à auto-eficácia e auto-estima estão associadas a ações individuais e dentro do próprio grupo, o que nos mostra um incremento do empowerment dessas pessoas e que pode ser refletido em ações consideradas autônomas, porém devemos considerar que essas ações limitaram-se, em sua maioria, ao ambiente de realização da atividade. Compreendemos que se trata de um processo ainda em construção e que depende da vários componentes, históricos, culturais e sociais que podem interferir nesse desenvolvimento.
Abstract: [en] This work had as starting point the questionings of the researcher, related to the possible impacts in the life of the participant citizens, when assuming as professor the Program Integrativa Gymnastics of the SESC Itaquera, activity directed to the adult and aged public. The program was elaborated from the theoretical referencial of the institution (GV) (TSI) and the Promotion of the Health. As convergent concepts of this referencial they are the development of the autonomy for the self management of the physical activity and to the questions related to the health of the participant citizens, having as strategy empowerment. This, defined as the process of qualification of individuals and communities from the increase of its level of knowledge and information, through educative practical. Thus, analysis of this process needs the interaction of different levels of analysis and, therefore it cannot be seen in isolated way, quantified. In intention to understand the fabric that this scene composes, this research had as objective to investigate and to understand, through the subjectivity, if the involved actions in the Program Integrativa Gymnastics of the SESC Itaquera reflect in empowerment of the aged participants, as well as in manifestations of autonomy front the health questions, mainly mentioning the practical of physical activity. To reach such objective, a research based on the principles of the Qualitative Epistemology and on the theoretical referenciais considered by González Rey on the subjectivity was carried through. This proposal has as field the constructive-interpretative character of the knowledge, through a dialogic process. They had participated of this study five aged of the Program Integrativa Gymnastics, enters the years of 2007 and 2008, in a combination of the following instruments: class diary for the register of comments and impressions of the researcher during the research; conversational between aged and searching system and the conflict of dialogues. The gotten information transcribing and had been analyzed, and the construction of the information was carried through from the interaction enters the individual subjective configuration of aged and the social subjectivity, gifts in the group. We can point as subjective nuclei of direction: the direction of the exclusion, the direction of being able to operate changes and the direction of free choices. It was verified that he was express for aged a direction of being able to act in favor of questions related to the health, in the case to the practical one of physical activities, however noticed that this configuration related to the auto-effectiveness and auto-esteem is associates the individual action and inside of the proper group, what in the sample an increment of empowerment of these people and that can be reflected in considered actions independent, however we must consider that these actions had been limited, in its majority, to the environment of accomplishment of the activity. We understand that if it still deals with a process in construction and that depends on some components, descriptions, cultural and social that can intervene with this development.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Maria Luiza de Jesus Miranda
Assuntos: [pt] Educação física
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

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