Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Claudia Cristina Pacifico de Assis Guimarães
Título(s): [pt] Educação física escolar e promoção da saúde: uma pesquisa participante.
Resumo: [pt] Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar questões relativas à Promoção da Saúde em uma comunidade escolar, além de se discutir a atuação dos professores de Educação Física frente a estas questões. A investigação teve uma abordagem qualitativa e o método utilizando foi a pesquisa participante. Na primeira etapa da pesquisa foram analisadas as bases teóricas utilizadas pela escola. Não foram encontradas evidencias de propostas de intervenção pedagógica consistentes, pautadas na Promoção da Saúde. Além disso, observa-se duas linhas de pensamento no grupo de professores de Educação Física: uma voltada a um fazer didático e a outra linha está voltada à questões conceituais. Outro instrumento utilizado foi a entrevista com os professores de Educação Física, nas quais os discursos evidenciam que os professores ainda não estão muito bem estabelecidas. Na segunda etapa da pesquisa estudou-se o concreto percebido. Como instrumentos utilizou-se os resultados do Projeto de Avaliação Física da escola, questionário de nível de atividade física, questionários de hábitos alimentares e o caderno de campo. Os resultados do Projeto de Avaliação da escola mostraram que 43% dos alunos eram obesos ou tinham sobrepeso. Quanto aos hábitos alimentares evidenciou-se que os alunos têm hábitos que vão contra o recomendado pela literatura científica. Já no questionário sobre nível de atividade física, observou-se que os alunos, em sua maioria, apresentam ser sedentários ou pouco ativos. Durante o processo desta investigação observou-se algumas mudanças de atitudes dos professores de Educação Física frente à estas questões, podendo considerar que os professores passaram, mesmo que sucintamente, a ver significado e necessidade em discutir coletivamente e propor intervenções as questões voltadas a obesidade infantil nesta comunidade escolar. Na terceira etapa da pesquisa são apresentadas sugestões de estratégias II que contemplam mudanças necessárias para uma escola promotora de saúde. Conclui-se que é possível estabelecer uma proposta, para as aulas de Educação Física, que leve em consideração que o objeto de estudo é a Cultura Corporal do Movimento, tendo como eixo norteador a sua concepção filosófica. Defende-se que a Educação Física como área de conhecimento da Saúde deva ser entendida como uma disciplina Promotora da Saúde e não de prevenção de doenças e, por conseqüência, os eixos de conteúdo esportes, danças, lutas e ginásticas, que fazem parte dos PCNS de Educação Física, devem ser tratados como elementos geradores de situações que estimulem o aluno na compreensão do seu papel como construtor de seu próprio conhecimento em saúde.
Abstract: [en] This research had as main objective to analyze questions regarding the Promotion of the Health in a school community, and also discussing the performance of the teachers of Physical Education facing these questions. The investigation had a qualitative approach and the method using was the participant research. In the first stage of the research the theoretical bases used by the school were analyzed. There were not found evidence of solid proposed pedagogic intervention, ruled in the Promotion of the Health. Besides, two thought lines are observed in the teachers' of Physical education group: one focused on the didactic doing. The other line is focused on conceptual issues. Another instrument used was the interviews with the teachers of Physical Education still not very well established. In the second stage of the research it was studied the concrete noticed to evidence the basic needs of some this school community's actors, as well as the vision of the same ones as for these needs. As instruments were used the results of the Project of Physical Evaluation of the school, questionnaire of level of physical activity, questionnaires of alimentary habits and the field notebook. The results of the Project of Evaluation of the school showed that 43% of the students were obese or had overweight. As for the alimentary habits it was evidenced that the students have habits that go against recommended by the scientific literature. Already in the questionnaire on level of physical activity, it was observed that the students, in their majority, present to be sedentary or little active. During the process of this investigation it was observed some changes of attitudes of the teachers of Physical education facing these issues, could be considered that the teachers passed, even briefly, to see meaning and need in to discuss collectively and to propose interventions the returned subjects the infantile obesity in this school community. In the third stage of the research IV there are presented suggestions of strategies that contemplate three main changes. It is ended that is possible to establish a proposal, for the classes of Physical Education, which takes into account that the study object is the Corporal Culture of the Movement, having as axis a philosophical conception. It is aegued that the Physical education as area of knowledge of the Health should be understood as a discipline Promoter of the Health and not of prevention of diseases and, for consequence, the axes of content sports, dances, martial arts and gymnastics, that are part of PCNS of Physical education, should be treated as generating elements of situations that stimulate the students in the understanding of their role as builders of their own knowledge in health.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Marilia Velardi.
Assuntos: [pt] Educação física
[pt] Promoção da saúde
[pt] Obesidade
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Pesquisa Específica