Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Maryland Ribeiro da Silva Artusi
Título(s): [pt] Diagnóstico dos principais eventos de ginástica geral
Resumo: [pt] Este trabalho teve como propósito apresentar uma reflexão sobre o movimento da Ginástica Geral no Brasil, levantando concepções, aspectos metodológicos, aplicabilidade e abrangência. Os dados levantados por meio de uma pesquisa documental tiveram como referência a análise sistemática dos principais Eventos de GG no Brasil, traçando um diagnóstico da sua disseminação e evolução tanto pela participação e contribuição nacional como internacional. A partir da identificação de diferentes produções da GG nos seus Eventos mais significativos, da sua aplicação e abrangência, por meio de uma leitura aprofundada dos textos registrados nos Anais, separamos Unidades Temáticas, as quais posteriormente, foram agrupadas em Categorias, de acordo com os temas tratados. À luz da teoria da GG como Ginástica Pedagógica percebemos que semelhante ao passado, em que muitas circunstâncias históricas marcaram o aparecimento e consolidação da Ginástica como esporte, atualmente a GG luta para que uma visão mais pedagógica emirja. Acreditamos nas dimensões esportivas das Ginásticas competitivas no âmbito educacional, porém respeitando as expressões gímnicas como uma realidade educativa para todos, reconhecendo e convivendo pacificamente com o esporte e a ginástica não esportiva, cada qual a sua dimensão. Muitas são as formas de aplicação da GG e os resultados apontam para a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o tema GG, afim de que os professores sejam melhores qualificados e se sintam mais seguros para enfrentarem o desafio de romper com o paradigma esportivizado da ginástica escolar em especial. Demonstram, também, que as disciplinas gímnicas nos cursos de formação profissional em Educação Física precisam ser repensadas no que se refere à postura didático-pedagógica de seus professores, afim de usar a GG como um caminho que possa torná-los mais reflexivos e críticos, não apenas meros reprodutores do “conhecimento” prático. As discussões sobre o tema Ginástica Geral precisam ser aprofundadas para que assim sejam separadas as práticas gímnicas dos moldes performáticos do esporte que só reafirmam a sólida presença do esporte como fundamento educacional e de formação vigente ainda na Educação Física brasileira. Como diagnóstico altamente positivo dos principais Eventos de GG no Brasil, afirmamos que a Ginástica tem sido perspectivada de uma forma pedagógica fundamentada por muitas produções do conhecimento que são produtos desses eventos. São estes acontecimentos que tem alicerçado concepções, conteúdos, aspectos metodológicos e a abrangência na aplicabilidade da GG no Brasil.
Abstract: [en] This work had as purpose to present a reflection on the movement of the General Gymnastics in Brazil, lifting conceptions, methodological aspects, application and wide-ranging.The data lifted by means of a documental research had as reference the systematic analysis of the main Events of GG in Brazil,tracing a diagnosis of its spread and evolution so much for the participation and national contribution as international. Starting from the identification of different productions of GG in its more significant Events, of its application and inclusion, by means of a deepened reading of the texts registered in the Annals, separated Thematic Units, the ones which later on, they were contained in categories,in agreement with the treatd themes. To the light of the Theory of GG as Pedagogic Gymnastics noticed that similar to the past, in that many historical circumstances marked the appearance and consolidation of the Gymnastics as sport, now GG fights so that a vision more pedagogic to show up.We believed in the sporting dimensions of the competitive Gymnastics in the educational ambit, even so respecting the expressions GÍMNICAS as a reality educational for everybody, recognizing and to live together peacefuly the sport and non sporting Gymnastics, each one its dimension. Many are the forms of aplication of GG and the results point for the need of studies more deepened on the theme GG, so that the teachers are qualified better and feel safer to face the challenge of breaking especially with the paradigm sporting of the school Gymnastics. They demonstrate, also, that the disciplines GIMNICAS in the courses of professional formation in Physical Education needs to be rethought in what it refers the didactic- pedagogic posture of its teachers, with inttention of using GG as a road that can turn them more reflexive and critical and not just more reproducers of the "Pratical Knowledge". The discussions about the theme evaluation need to be deepened so that they are like this separate the pratical perform GÍMNICAS in the molds perform of the sport that you only reaffirm the solid presence of the sport with eduacation foundation of the effective formation still in the Brazilian Physical Education. As diagnosis highly positive of the main Events of GG in Brazil, we affirmed that the Gymnastics has been perspectived in a pedagogic way based for many productions of the knowledge, product of those Events, and they are events that those that it has foundations conceptions, contents, methodological aspects and the inclusion in the applicable of GG in Brazil.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Vilma Lení Nista-Piccolo
Assuntos: [pt] Ginástica
[pt] Ginástica Geral
[pt] Educação Física
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica