Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Vera Lúcia Teixeira da Silva
Título(s): [pt] Tecendo tramas na aprendizagem: um estudo sobre crianças excluídas na escola
Resumo: [pt] Além do Brasil, em diversos países, o fracasso escolar tem se constituído em um dos maiores desafios educacionais. É comum crianças fracassarem diante das exigências impostas pela escola, e serem classificadas como portadoras de Dificuldades de Aprendizagem (DA). Na literatura disponível, o tema é abordado em diferentes áreas, o que torna este problema um emaranhado de argumentos contraditórios. Ao considerar que a aprendizagem sofre a influência de inúmeras variáveis, constituindo-se não só em uma característica inata do ser humano, torna-se ainda mais complexo o campo de investigação das DA. Contrapondo-se a suposições que limitam a inteligência humana a situações de fracasso ou êxito, Gardner (2000) propõe a Teoria das Inteligências Múltiplas, a qual reconhece a pluralidade do intelecto das crianças, principalmente daquelas que apresentam DA no contexto escolar. O presente estudo tem como objetivo investigar a possibilidade de ampliar a aquisição, manifestação e expressão do conhecimento, por parte das crianças classificadas como portadoras de DA no contexto escolar, utilizando a Inteligência Corporal Cinestésica como rota de acesso no processo de ensino aprendizagem. A amostra é delimitada nesse estudo por um grupo de treze alunos que estão na quarta série do ensino fundamental de uma Escola Estadual da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, os quais foram declarados pela equipe docente e administrativa da escola, como portadores de DA. Partindo das análises bibliográficas sobre aprendizagem, DA e Inteligência, foram realizadas propostas pedagógicas de ensino, por meio de situações problemas, com ênfase no trabalho motor, visando estimular as Múltiplas Inteligências das crianças. As atividades foram desenvolvidas pela professora de Educação Física e pesquisadora, constando de três aulas semanais, de aproximadamente sessenta minutos, fora do período de aula das crianças, nas dependências na Unidade Escolar, totalizando quarenta e uma aulas. Por meio dos dados levantados em entrevistas, e observações buscou-se levantar indícios de possíveis facilitações na aquisição, expressão e manifestação do conhecimento por parte desses alunos. Ao revelar os indícios a indisciplina, a motivação, o medo de errar, a falta de expressividade, o conformismo dos pais, a hiperatividade, a carência afetiva, a falta de envolvimento da família e a falta de interação entre professor-aluno surgiram como sinais que favorecem a DA. Quanto às atitudes pedagógicas e administrativas dos sujeitos frente às DA são apontadas às questões referentes ao conteúdo programático, a falta de apoio da escola e o encaminhamento dos alunos com DA para psicólogos. Após o período das Intervenções Pedagógicas tornou-se possível perceber que a motivação, a indisciplina, a interação professor-aluno, a auto-estima e a expressividade melhoraram consideravelmente. Além disso, o compromisso, a criatividade e a assiduidade surgiram como indícios que influenciam na aprendizagem, construídos no percurso da realização das Intervenções Pedagógicas.
Abstract: [en] Apart from Brazil, in several countries, and school failure has been made in one of the biggest educational challenges. It is common children floundered in the face of demands imposed by the school, and are classified as carriers of Learning Difficulties (DA). In literature available, the issue is addressed in different areas, which makes this problem a tangle of contradictory arguments. In considering that learning suffers the influence of many variables, is not only in an innate characteristic of human beings, it becomes even more complex field of investigation by the DA. Contradicting assumptions that limit the situations of human intelligence failure or success, Gardner (2000) proposes the Theory of Multiple Intelligences Theory which recognizes the plurality of the intellect of children, particularly those that present the context of school. This study aims to investigate the possibility of expanding the acquisition, demonstration and expression of knowledge on the part of children classified as carriers of DA in the school, using the Intelligence Body Cinestésica the route of access in the process of teaching learning. The sample is limited in that study by a group of 13 students who are in fourth grade of elementary school, network of public education at the city of Sao Paulo, which were declared by the team's administrative and teaching school, as bearers of DA. Based on the analysis bibliographic learning, and of intelligence, educational proposals were made for education, through situations problems, with emphasis on working engine, to stimulate the Multiple Intelligence of children. The activities were developed by teacher of Physical Education and researcher, of the three classes per week, approximately sixty minutes, outside the period of tuition for children in dependency on Unit School, totaling forty-one lessons. Through the data collected in interviews, comments and sought to raise evidence of possible facilitations in the acquisition, expression and demonstration of knowledge on the part of those students. It revealed the evidence to indiscipline, motivation, fear of making mistakes, lack of expressiveness, the conformism of their parents, hyperactivity, lack affective, the of involvement of the family and lack of interaction between teacher-student as signs emerged that promote the DA. As regards attitudes of teaching and administrative subject to the front of the questions are raised concerning the content of programmer, the lack of support from school and delivery of students with DA for psychologists. After the period of Pedagogical intervention it became possible to understand that motivation, indiscipline, the teacher-student interaction, self-esteem and expressiveness improved considerably. Moreover, the commitment, creativity and diligence as evidence emerged that influence in learning, built in the course of implementing the Pedagogical intervention.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Vilma Lení Nista-Piccolo
Assuntos: [pt] Inteligência corporal cinestésica
[pt] Inteligências múltiplas
[pt] Dificuldade de aprendizagem
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Pesquisa Específica