Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Ailton Pereira da Costa
Título(s): [pt] Ensino da Anatomia Humana em Cursos de Graduação em Educação Física.
Resumo: [pt] A convivência e o relacionamento entre professores e alunos pode gerar diferentes resultados na aprendizagem. Preocupado com a formação dos futuros profissionais de Educação Física, em especial com os procedimentos didáticos utilizados por professores da disciplina Anatomia Humana, o objetivo deste estudo é, a partir da entrevista com os respectivos docentes, complementada com observações das aulas, levantar discussão que aponte para alternativas didáticas ou estratégias de ensino que otimizem a relação professor-aluno a fim de promover aprendizagens significativas. Foi levantado seu repertório de conhecimentos sobre a realidade das ações na prática do profissional de Educação Física no sentido de analisar sua possibilidade de propor soluções aos problemas relacionados com o conteúdo específico desta disciplina através de uma relação dialética entre teoria e prática. Perante as ações empregadas para sanar os problemas didáticos e em como definimos sucesso, utilizou-se a definição de competência como referencial de análise. Entendo competência docente como conjunto de conhecimentos, posturas e atitudes de ordem técnica e didática para que se estabeleça uma ordem relacional, pedagógica e social, na adaptação e nas interações em sala de aula, assim como, na preparação dos objetivos e dos conteúdos. Os resultados principais da pesquisa evidenciaram que os sujeitos não possuem fundamentação didático-pedagógica e que ingressaram na carreira docente de forma circunstancial. Os sujeitos, de modo geral, não utilizam os fundamentos da Teoria de David Ausubel para promover Aprendizagens Significativas e, sim, estratégias e técnicas tradicionais de ensino que visam, a aprendizagem mecânica que exige dos alunos o acúmulo e reprodução do conteúdo armazenado em sua estrutura cognitiva via aprendizagem arbitrária e literal. A fim de minimizar o problema acreditamos que para reduzir a defasagem pedagógica dos docentes, os dirigentes de Instituições de Ensino Superior deveriam oferecer a possibilidade de uma formação continuada, que favorecesse a utilização de práticas pedagógicas que provoquem nos alunos a vontade e a necessidade de se tornarem talentosos, éticos, produtivos e co-responsáveis por sua formação. Além disso, acreditamos, também, que ao docente cabe o compromisso de permanecer num processo de Iv formação permanente a fim de atuar não como um transmissor de conhecimentos e, sim como facilitador da aprendizagem.
Abstract: [eng] The coexistence and the relationship between teachers and students can generate different results in the learning. Concerned with the formation of the professional futures of Physical education, especially with the didactic procedures used by teachers of the discipline Human Anatomy, the objective of this study is, starting from the interview with the respective ones educational, complemented with observations of the classes, discussion that appears for didactic alternatives or teaching strategies that optimize the relationship teacherstudent to get up in order to promote significant learning. It was lifted up his/her repertoire of knowledge about the reality of the actions in practice of the professional of Physical education in the sense of analyzing his/her possibility to propose solutions to the problems related with the specific content of this discipline through a relationship dialectics between theory and practice. Before the employed actions to cure the didactic problems and in as we defined success, the competence definition was used as analysis. I understand educational competence as group of knowledge, postures and attitudes of technical and didactic order for he/she settles down an order, pedagogic and social, in the adaptation and in the interactions in classroom, as well as, in the preparation of the objectives and of the contents. The main results of the research evidenced that the subjects don't possess didactic-pedagogic foundation and that you/they entered in the educational career in an incidental way. The subjects, in general, don't use the foundations of David Ausubel's Theory to promote Significant Learning and, yes, strategies and traditional techniques of teaching that seek, the mechanical learning that demands of the students the accumulation and reproduction of the content stored in his/her cognitive structure saw arbitrary and literal learning. In order to minimize the problem believed that to reduce the teachers' pedagogic discrepancy, the leaders of Institutions of Higher education should offer the possibility of a continuous formation, that it favored the use of pedagogic practices that you/they provoke in the students the will and the need of if they turn talented, ethical, productive and co-responsible for his/her formation. Besides, we believed, also, that to the teacher the commitment fits of vi staying in a process of permanent formation in order to act not as a transmitter of knowledge and, yes as learning facilitator.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador: Profª. Dra. Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Anatomia Humana
[pt] Ensino
[pt] Formação profissional
[pt] Educação Física
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica