Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Antônio Sérgio Milani Gomes
Título(s): [pt] Uma análise fenomenológica do dançar nos discursos dos formandos em educação física.
Resumo: [pt] Esta pesquisa tem como objetivo compreender a concepção que os formandos em Educação Física têm do fenômeno Dançar, por meio da interpretação das descrições de linguagens gestuais e verbais que estes revelam em suas vivências na disciplina Dança nas aulas da graduação em Educação Física. Por meio de uma análise fenomenológica do ato de Dançar, busca-se ainda compreender a relação do Dançar com a corporeidade apresentada por estes sujeitos. Para a coleta dos dados, foram filmadas algumas vivências dos alunos do curso de Educação Física, na disciplina Dança, e posteriormente apresentado a eles, uma pergunta geradora: O que é Dançar para você? Numa abordagem qualitativa a trajetória metodológica é detalhada em três momentos: a descrição, a redução e a interpretação dos discursos dos sujeitos, desvelando o real que está sempre ocultado por posturas ideológicas. Esta investigação partiu do questionamento do autor com a Dança em sua própria vida, a qual era vista como um mito em sua formação pessoal e posteriormente profissional, desde a educação escolar até a universitária. Ao desmitificar a Dança, o autor despertou-se para este estudo que, apoiado na fenomenologia, reflete sobre a percepção corporal de forma geral e ao ato de Dançar. Investiga a Dança como manifestação da humanidade em seus contextos históricos, sociais e educacionais detendo-se em Rudolf Laban, que apresenta o movimento como arte essencial na formação humana por meio da Dança-Educação. A partir desta investigação, juntamente à concepção da Dança contemporânea, o pesquisador constrói o conteúdo curricular da disciplina Dança no curso de graduação em Educação Física, que após sua aplicação busca refletir sobre o tema, possibilitando aos alunos/formandos desta área, a compreensão deste fenômeno como educação, como percepção da sua corporeidade, da sua sensibilidade, estimulando sua criatividade, além de discutir valores éticos, morais e sociais.
Abstract: [en] The aim of this research is to understand the conception that Undergraduate Students in Physical Education Program have of the phenomenon known as "the Act of Dancing" by interpreting the descriptions of verbal and body languages presented in the experiences lived in the Dancing classes during their undergraduate program. Using a phenomenon-based analysis of the act of Dancing, the focus still is to understand the relation of the Act of Dancing with the body perception shown by the performers. In order to collect the appropriate data, six experiences with students in Dancing Classes were taped and immediately followed by a generating question: “What does dancing mean to you?” In a qualitative approach the methodological path is detailed in three moments: the description, the reduction and the interpretation of the student’s reports, revealing the reality that always hides behind ideological positions. This inquiry started with the questioning of the author about the role of Dancing in his own life, the activity always considered as a myth in his personal and professional education, from Pre School up to university. By disclosing the myth, the author found this study that, based on phenomena, reflects on the corporal perception in general and on the act of Dancing itself. It investigates Dancing as a form of humanity in its educational, social, and historical contexts up to the time of Rudolf Laban, who introduces movement as an essential Art in Human Education through Dancing Education. From both this inquiry and the conception of contemporary dancing, he builds the concepts to be worked in the curricular contents of Dancing in the Physical Education undergraduate program. This study is also in search of further reflections about Dancing that will enable students and Graduates in Physical Education to regard this phenomenon as Education, awareness of their own body perception, sensibility and creativity, as well as a reflection about ethical, moral and social values.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador: Dra. Vilma Lení Nista-Piccolo
Assuntos: [pt] Dança – Estudo e ensino
[pt] Educação física - Formação
[pt] Educação física para crianças
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica