Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Raquel Stoilov Pereira
Título(s): [pt] A educação física nas séries da fase inicial do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Santo André: o olhar dos professores polivalentes.
Resumo: [pt] Este estudo surge pela vivência anterior em uma das escolas públicas do município de Santo André, Região do Grande ABC de São Paulo, onde detectou-se que das 44 escolas existentes na rede, apenas 10 contavam com professor de Educação Física (especialista na área), sendo que nas demais 34 o professor regente da sala (polivalente) era o responsável por essas aulas. Tal circunstância suscitou alguns questionamentos acerca da organização dessas aulas de Educação Física ministradas tanto pelos professores polivalentes como pelos especialistas. Assim, o objetivo desta pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, é verificar como se dá a organização das aulas de Educação Física nas séries da fase inicial do Ensino Fundamental, das escolas públicas municipais de Santo André, descritas a partir da visão dos professores polivalentes. Para tanto, em um primeiro momento, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre: as teorias que pudessem levar a uma compreensão das normas que permeiam tanto a Educação Física, como o Ensino Fundamental, bem como as suas relações; os estudos específicos sobre as características físicas, cognitivas e sócio-afetivas das crianças na faixa etária dos seis aos dez anos, visando compreender quem são essas crianças, suas necessidades e interesses como um ser global que faz, pensa, sente e interage; e, a partir desses trabalhos, identificar questões voltadas à prática da Educação Física na fase inicial do Ensino Fundamental, visando detectar aspectos coerentes que pudessem justificar a importância das atividades para essa etapa do ensino. Este estudo contou com a participação de 28 escolas e 143 professores polivalentes, os quais responderam a questionários fechados (levantamento da identificação dos professores, infra-estrutura e recursos materiais das escolas) e abertos (organização das aulas de Educação Física). As informações do questionário fechado permitiriam uma verificação da realidade nas escolas, mas, principalmente, um elemento adicional para a compreensão das respostas a pergunta aberta, a qual foi analisada com base nos estudos de Bardin (1977) e permitiu a discussão de alguns pontos sobre as aulas de Educação Física, tais como: freqüência e duração; atividades desenvolvidas; participação e interesse dos alunos; falta de espaço e/ ou material; falta de sistematização e conhecimento sobre a área culminando nas dificuldades dos professores polivalentes, na não realização dessas aulas e na valorização do professor especialista. Conclui-se que a realidade encontrada é tanto de responsabilidade do Sistema que não promove capacitações aos professores polivalentes, já que atribuíram uma função, mas não se preocuparam com a instrumentalização dos docentes, como dos próprios professores polivalentes que não buscam informações e alternativas para melhorar suas aulas, principalmente, pela não especialização na área. Assim, pressupõe-se que a contratação de professores de Educação Física pudesse minimizar essas questões, desde que esses docentes estivessem, de fato, comprometidos com suas aulas e alunos.
Abstract: [en] This study arose due to the previous experience in a public municipal school in Santo André City, situated in Big ABC Region of São Paulo, where it was detected that in forty-four schools belonging to the public education net, only ten of them have had a Physical Education teacher graduated in Physical Education area. In the other thirty- four schools the teacher so called ‘multiteacher’ was responsible for Physical Education classes. This circumstance gave rise to some questions about the organization of these Physical Education classes taught both multiteachers and specialists. So, the objective of this qualitative search, so called descriptive, is to verify how those classes are structured in the initial phase of the Fundamental Education in public municipal schools in Santo André City, based in accounts given by multiteachers and according to their vision. For that, at the first moment, the search holds a bibliographical study about theories which could comprehend both Physical Education and Fundamental Education and also their relations. It also presents specific studies about physical, cognitive and social-affective characteristics of six-ten years old children, aiming to understand their necessities and interests as a global being who thinks, acts, feels and interacts in order to identify questions relative to Physical Education practice in the initial phase of Fundamental Education and detecting coherent aspects that could justify the importance of the activities for this formation stage. This study involved twenty-eight (28) schools and one hundred forty-three multiteachers, who answered a closed questionnaire (teachers’ identification, infrastructure and material resources) and an open one (about the organization of Physical Education classes). The answers to the closed questionnaire gave a realistic vision of the schools and, mainly, additional information to understand the answers given to the open questionnaire, which was analyzed based in Bardin (1977)’s studies, proposing discussions about some aspects related to Physical Education classes, as: duration and frequency, developed activities, student’s interest and participation, lack of space or material, lack of systematization, lack of knowledge about the area, culminating with the multiteachers’ difficulties, no achievement of those classes and the specialist’s value. It concludes that the reality found is responsibility both Educational System, which does not promote multiteachers’ formation, attributing that function to them without worrying about the teachers ’ training, and multiteachers themselves who do not search information and alternatives to improve their classes. In this way, the study proposes the Physical Education teachers contract in order to minimize the problems found, but it also depends on specialists ’ commitment, Physical Education teachers who are really committed with their classes and their students.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador: Dra. Vilma Lení Nista-Piccolo
Assuntos: [pt] Educação física escolar
[pt] Educação física - Formação
[pt] Educação física para crianças
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Pesquisa Específica