Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Rosemeire Dias de Oliveira
Título(s): [pt] Estilo de liderança do professor/técnico participante da olimpíada colegial infantil sob a percepção dos atletas de basquetebol.
Resumo: [pt] O tema “competição” na infância e na adolescência é polêmico sendo foco de discussões constantes entre os estudiosos da área. O grande questionamento que se faz é se os esportes competitivos proporcionam reais benefícios nos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais para os jovens atletas. O estilo de liderança do professor/técnico no processo de competição é muito importante, pois uma expectativa muito elevada em relação ao êxito, naturalmente gera cobranças em relação ao rendimento e, dessa forma, os aspectos psicológicos podem ser afetados. O professor/técnico tem um papel preponderante na percepção que o atleta faz da competição, e da forma como vai enfrentá-la. Assim, seu estilo de liderança, sem dúvida, pode interferir em todos os aspectos biopsicosociais. A forma como os professores/técnicos vão intervir durante o intervalo e/ou decorrer de uma partida tem um impacto relevante na produção do atleta, principalmente em um esporte como o basquetebol, no qual a intervenção do líder se faz necessária a todo o momento. Se essa intervenção for realizada de forma pontual e positiva, pode se tornar um dos fatores determinantes para o sucesso dessa equipe. Esse trabalho teve como objetivo identificar o estilo de liderança do professor/técnico participante da Olimpíada Colegial Infantil sob a percepção dos atletas de basquetebol. Fizeram parte desse estudo 4 professores/técnicos e 48 atletas das equipes de basquetebol, masculina e feminina, da categoria infantil, com idades entre 15 e 17 anos, participantes da Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo na Fase de Diretoria de Ensino (D.E) da região de Tupã. Foi utilizado um questionário estruturado de perguntas fechadas para a caracterização do professor/técnico e uma entrevista com uma questão geradora, para verificar a percepção dos atletas quanto ao comportamento do professor. A análise dos dados para a caracterização dos professores foi conduzida com o recurso da estatística descritiva e para verificar a percepção dos atletas foi utilizada Análise do Conteúdo uma abordagem de ordem qualitativa, com o objetivo de assegurar uma interpretação coerente da percepção que os atletas têm do professores/ técnicos. Essa é uma técnica utilizada quando se tem o objetivo de conhecer o que está por traz das palavras ou depoimentos, ou seja, a busca de outras realidades através das mensagens. As unidades de registro foram analisadas e agrupadas de acordo com o tema ou núcleo de significação das palavras que expressasse uma idéia de sentido equivalente, constituindo assim a categorização das unidades de pensamento. Após esse processo de categorização das entrevistas surgiram duas categorias, que se sub-dividiram em categoria A, (aspectos Pessoais e Profissionais) e categoria B, (aspectos de Instrução e Feedback). Os resultados mostraram que avaliação dos professores /técnicos foram diferentes nas equipes I e III em relação às equipes II e IV. Nas equipes II e IV os professores/ técnicos foram caracterizados como mais experientes na competição e na modalidade e tiveram um alto nível de aprovação pelos atletas em relação ao estilo de liderança. Em relação aos  professores/técnicos das equipes I e III, caracterizados com menos experiência na modalidade e em competições, tiveram o seu estilo de liderança avaliados como positivo no aspecto pessoal, e negativo nos aspectos profissionais, instruções e feedback. Concluindo, podemos dizer que o estilo de liderança dos 4 professores/técnicos participantes da Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo, categoria Infantil, percebidos pelos seus atletas foi diferente. É interessante que ao observarmos essa diferença podemos verificar que essa variação foi de acordo com o grau de experiência de cada professor/técnico, tanto na modalidade basquetebol, quanto na competição. Dos quatros aspectos analisados o “pessoal” foi o mais citado por esse grupo de atletas, o que mostra a importância da afetividade do treinador na relação com os atletas jovens.
Abstract: [eng] The theme "competition" in the childhood and in the adolescence it is controversial being focus of constant discussions among the specialists of the area. The great inquiry that she do is been the competitive sports they provide real benefits in the aspects physiologic, psychological and social for the youths athletes. The style of leadership of the teacher/coach in the competition process is very important, because a high a lot of expectation in relation to the success, naturally generates collections in relation to the revenue and, in that way, the psychological aspects can be affected. The teacher/coach has a preponderant paper in the perception that the athlete does of the competition, and in the way how you/he/she will face like this her, your leadership style, without a doubt, you/he/she can interfere in all the aspects biopsicosociais. The form as the teacher/coach will intervene during the interval e/ou to elapse of a departure he/she has an important impact in the athlete's production, mainly in a sport as the basketball, in which the leader's intervention is made necessary the all the moment. If that intervention be accomplished in a punctual and positive way, it can become one of the decisive factors for the success of that team. That work had as objective identifies the style of leadership of the participant teacher/coach of the Infantile Collegiate Olympics under the basketball athletes' perception. They made part of that study 4 teacher/coach and 48 athletes of the basketball teams, masculine and feminine, of the Infantile category, with ages between 15 and 17 years, participants of the Collegiate Olympics of the State of São Paulo in the Phase of Management of Teaching (D.E), of the area of Tupã. A structured questionnaire of closed questions was used for the characterization of the teacher/coach and an interview with a generating subject, to verify the athletes' perception with relationship to the teacher's behavior. The analysis of the data for the teachers' characterization was led with the descriptive statistics resource and to verify the athletes' perception Analysis of the Content it was used an approach of qualitative order, with the objective of assuring a coherent interpretation of the perception that the athletes have of the teacher/coach. That is an used technique when the objective is had of knowing him/it that this for he/she brings of the words or depositions, in other words, the search of other realities through the messages. The units of registration were analyzed and contained in agreement with the theme or nucleus of significance of the words that it expressed an idea of equivalent sense, constituting like this the category of the units of thought. After that process of category of the interviews two categories appeared, that sub-became separated in category the, (Personal and Professional aspects) and category B, (aspects of Instruction and Feedback). The results showed that, the athletes of the team I and III in the which the teacher/coach was characterized as more experts in the competition and in the modality, they had a positive perception with high approval level to the style of leadership of the teacher/coach in all the aspects personnel, professional, of instruction and feedback. Although the teacher/coach of the team II and IV, with less experience in competitions and in the modality basketball, they had your leadership style evaluated as positive in the aspect personal, and negative in the professional aspects, instructions and feedback. Concluding, we can say that the style of leadership of the 4 participant professors/technician of the Collegiate Olimpíada of the State of São Paulo, Infantile category, perceived for its athletes was different. It is interesting that when observing this difference we can verify that this variation was in accordance with the degree of experience of each professor/technician, as much in the modality basketball, how much in the competition. Of the 4 analyzed aspects the “staff” was cited by this group of athlete, what he shows the importance of the affectivity of the trainer in the relation with the young athletes.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador: Profª. Dra Maria Regina Ferreira Brandão
Assuntos: [pt] Liderança
[pt] Esportes
[pt] Educação física – Estudo e ensino
[pt] Educação física para adolescentes
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