Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Nilton Ferreira Coutinho
Título(s): [pt] Conhecimento e aplicação de métodos de ensino para os jogos esportivos coletivos na formação profissional em educação física.
Resumo: [pt] Com o advento do Parecer CFE 03/87, começou-se a vislumbrar na formação do profissional de Educação Física (EF) um momento de transição na área: de um lado um corpo docente que desenvolvia ideologias, estratégias de ensino tradicionais da área, e de outro, professores mais progressistas, que denunciavam o modelo reprodutor da prática esportiva como um fim em si mesma e preconizavam uma transformação na maneira de pensar e agir dos futuros profissionais da área. Em busca de um melhor conhecimento da atual realidade pedagógica dos professores que ministram disciplinas esportivas coletivas nos cursos de Licenciatura em EF, realizamos uma pesquisa qualitativa, de orientação fenomenológica, cujos objetivos, foram: a) verificar o nível declarado de conhecimento destes professores em relação aos métodos de ensino para os Jogos Desportivos Coletivos (JDC); b) identificar e analisar os motivos da adoção ou não adoção dos diferentes métodos de ensino para os JDC pelos professores de disciplinas desportivas coletivas. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário contendo uma questão fechada e três questões abertas, respondido por dezessete professores universitários que ministram aula na Grande São Paulo e na Baixada Santista. Ao final dessa fase realizamos uma análise ideográfica e a partir dela elaboramos matrizes nomotéticas chegando aos seguintes resultados: o método de ensino mais conhecido e mais utilizado é o Método Tradicional Tecnicista, entretanto, verificamos que a maioria dos sujeitos entrevistados (82,5%) tem também utilizado outras metodologias de ensino. Estes dados nos mostram que, apesar de ainda ocorrer uma grande incidência do ensino através da Metodologia Tradicional Tecnicista, já se pode vislumbrar uma perspectiva de mudança de paradigma da maioria dos profissionais participantes da pesquisa, pois demonstram uma clara preocupação com outros aspectos que envolvem o ensino dos esportes nas aulas de EF, além do mero desenvolvimento de habilidades técnicas e táticas.
Abstract: [eng] Since the ruling issued by the CFE (Conselho Federal de Educação - Parecer 03/87), a turning point in the development of the professional of Physical Education has become apparent: on the one hand, a teaching body developing traditional ideologies and teaching strategies, and, on the other hand, progressist professors who criticize the model which considers the practice of sports as something existing only for itself and who proclaim a transformation in the way of thinking and acting of future Physical Education professionals. In search of a better understanding of the present pedagogical reality of professors who teach team sports to Physical Education majors, a qualitative research, with a phenomenological orientation, was conducted. This research had the following objectives: a) verify the stated level of knowledge of said professors concerning the methods for teaching Team Sports (in Portuguese, JEC - Jogos Esportivos Coletivos); b) identify and analyze the reasons professors of Team Sports have for adopting or not different teaching methods. Data have been gathered by way of a questionnaire containing one closed-ended and three open-ended questions. Seventeen university professors who work in the Greater São Paulo and the city of Santos were invited to answer the questionnaire. At the end of this phase, we performed an ideographic analysis, and from it we built a nomothetic matrix. The results were as follows: the best known and most widely utilized teaching method is the traditional technicist approach (Método Tradicional Tecnicista). However, we have found out that most of the professors inquired (82.5%) have also been using other teaching methods. These data show that, although the traditional technicist approach is still vastly used, we can already envision the advent of a change of paradigm supported by most of the professionals who participated of the survey. This is evidenced by their concern for other aspects of teaching sports in Physical Education classes that go beyond the mere development of tactical and technical skills.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador: Profª. Dra. Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Jogos Coletivos
[pt] Educação física - Formação
[pt] Educação física - Estudo e ensino
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Pesquisa Específica