Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos
Título(s): [pt] O esporte nas aulas de educação física no ensino médio: o discurso dos professores da rede pública da cidade de Ourinhos (SP)
Resumo: [pt] O presente trabalho investigou a visão que o professor de Educação Física que atua no ensino médio tem sobre a aplicação do esporte em suas aulas na escola. Buscamos identificar qual a concepção atribuída ao esporte e à competição; verificar qual sentido da prática esportiva neste contexto; conhecer se a aplicabilidade deste tema tem sido geradora de conhecimento. Numa pesquisa do tipo qualitativa foram coletadas informações a partir de uma Ficha Diagnóstica das escolas, adquiridas na Diretoria Regional de Ensino, além de uma entrevista semi-estruturada com esses profissionais. Uma pergunta geradora norteava a investigação: Como você vê a relação Esporte / Educação Física ? As respostas obtidas foram interpretadas através da Técnica de Análise de Conteúdo, Bardin (2004). O estudo consta de duas grandes etapas, sendo que na primeira está uma revisão bibliográfica sobre as questões que permeiam a prática esportiva na Educação Física escolar no ensino médio, e na segunda, o desenvolvimento metodológico desta pesquisa. Os resultados apresentados apontam o esporte relacionado aos seguintes temas: esporte e educação, que declara uma falta de compromisso por parte dos docentes; esporte e saúde, que se configura com equívocos conceituais; esporte e competição, que demonstra uma ênfase na prática seletiva; esporte como um aspecto cultural, visto como fundamental na contribuição com a cultura da sociedade; esporte na perspectiva das modalidades tradicionais, definido como únicas perspectivas de prática pedagógica e esporte e inclusão, que revela a predominância das atividades exclusivas aos mais hábeis.
Abstract: [en] The present work investigated the vision that the teacher of Physical education that acts in the medium teaching has about the application of the sport in their classes in the school. We looked for to identify which the conception attributed to the sport and the competition; to verify which felt of the sporting practice in this context; to know the applicability of this theme has been generating of knowledge. In a research of the qualitative type information were collected starting from a Diagnostic Record of the schools, acquired in the Regional Management of Teaching, besides an interview semistructured with those professionals. A generating question orientated the investigation: How do you see the relationship Sport / Physical education? The obtained answers were interpreted through the Technique of Analysis of Content, according to Bardin (2004). The study consists of two great stages, and in the first it is a bibliographical revision on the subjects that permeate the sporting practice in the school Physical education in the medium teaching, and in second, the methodological development of this research. The presented results point the sport related to the following themes: sport and education, that declares a commitment lack on the part of the teachers; sport and health, that it is configured with conceptual misunderstandings; sport and competition, that it demonstrates an emphasis in practice selective; sport as a cultural aspect, seen as fundamental in the contribution with the culture of the society; sport in the perspective of the traditional modalities, defined as only perspectives of pedagogic practice and sport and inclusion, that he/she reveals the predominance of the exclusive activities to the most skilled.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador: Vilma Leni Nista-Piccolo
Assuntos: [pt] Educação física escolar
[pt] Pedagogia do esporte
[pt] Educação física – Ensino médio
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica