Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Luis Carlos de Oliveira
Título(s): [pt] Avaliação de efetividade de uma intervenção em promoção da atividade física e da saúde no ambiente escolar.
Resumo: [pt] A sociedade contemporânea tem sido alvo de uma série de intervenções por parte de pesquisadores e estudiosos no sentido de proporcionar uma melhora na saúde dos indivíduos, bem como na sua qualidade de vida. Acompanhando, portanto, uma tendência internacional dos programas de promoção de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com o CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, desenvolvem um programa denominado Agita São Paulo, que tem por meta aumentar o conhecimento da população do Estado sobre a relação entre atividade física e saúde e, efetivamente, aumentar o nível de atividade física da população, com prioridade para os mais sedentários. Entre os vários focos de intervenção na sociedade, a escola recebe uma atenção especial por parte do programa, tanto pelo fato de concentrar um enorme número de indivíduos, os estudantes, como, principalmente, por abranger essa população em um estágio muito propício à aquisição de hábitos e comportamentos. Sendo assim, o programa idealizou uma mega intervenção de promoção de atividade física, especialmente para esse ambiente, denominado Agita Galera, cujos objetivos são: aumentar o conhecimento da comunidade escolar sobre os benefícios da adoção de um estilo de vida ativo; inserir o tema atividade física numa perspectiva de promoção da saúde no projeto pedagógico escolar; e proporcionar ao ambiente escolar, modificações que facilitem a adoção de um estilo ativo para essa população. O objetivo do presente estudo é avaliar o impacto do Agita Galera no ambiente escolar a partir da percepção dos sujeitos participantes do evento: alunos, professores e dirigentes de uma unidade escolar. Para tanto, adotamos procedimentos fundamentados no método qualitativo de pesquisa e utilizamos a entrevista semi- estruturada para a coleta das percepções dos sujeitos. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, transcritas e analisadas. Uma vez identificados os significados dos discursos, buscamos compreender se os objetivos da intervenção foram alcançados e de que forma. Na análise do discurso dos professores, de forma geral, eles demonstraram um nítido desconhecimento das propostas constantes do manual de orientação do programa. Por atuarmos profissionalmente na área de Educação Física, acreditamos que a proposta do Agita Galera, como atividade interdisciplinar, desde que trabalhada em sua mais ampla abordagem, a partir de uma perspectiva pedagógica crítico-construtivista, sendo explorada em sua máxima potencialidade e em seus conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, tenha como meta real, a capacitação dos indivíduos para o exercício de um estilo de vida mais ativo e saudável.
Abstract: [en] The contemporary society has been the target of a series of interventions from researchers and experts, aiming to provide an improvement in the individuals’ heath as well as a better quality of life. Thus, following the international trend of the health promotion programs, the State Health Secretariat in São Paulo State together with Physical Fitness Research Laboratory from São Caetano do Sul – CELAFISCS have developed a program called “Agita São Paulo” which objective is to increase the state population’s knowledge about the relation of physical activity and health, and furthermore increase effectively the population’s physical activity level, particularly the most sedentary individuals. Among the various foci of intervention in the society, the school environment receives special attention from the program, not only because of the huge number of individuals concentration, but also for comprising a population in a moment in their lives very favorable to the acquisition of habits and behaviors – The students. Hence the program created a mega intervention of physical activity promotion specially aimed this environment entitled “Agita Galera”, which objectives are first to increase to knowledge of the school community about an active lifestyle; second, insert the physical activity issue in a perspective of health promotion in a school pedagogical project, and finally to provide changes in the school environment that make easier the adoption of an active lifestyle for this population. The objective of this study is to evaluate the effectiveness of “Agita Galera” in the school environment, starting from the perception of the subjects who take part in the event: students, teachers and directors of a school unit. In order to achieve this goal, procedures based on the qualitative research methods were adopted, and semistructured interviews to collect subjects’ perceptions were used. These interviews were recorded and after transcribed and analyzed, then once the meaning of the records was identified we were able to understand how the objectives of the intervention were achieved. The analysis of the interviews allows us to identify an incomplete perception of the program objectives coming from the students, many of them could not relate the event goals with physical activity itself with its importance for health. Observed in adolescents in this step of their educational development this, independent on the language, our analysis could identify in neither of the subjects a clear comprehension of the program objectives although, some declared they have increased their physical activity level and also attributed these changes to “Agita Galera”. Concerning the analysis of the teacher, in a general way they showed a clear lack of knowledge of the proposals found on the program orientation manual as well as of the instruction supplied by teleconferences, for all suggestions given at end of the interviews are topics already included in the program.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador: Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Promoção da Saúde
[pt] Atividade física e saúde
[pt] Educação física escolar
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica