Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Solange Maria Fustinoni Magalhães
Título(s): [pt] Educação Patrimonial através da compreensão da Arquitetura de museus na cidade de São Paulo.
Resumo: [pt] A presente pesquisa consiste numa analise da relação do indivíduo com a sociedade e o Patrimônio, enfatizando a questão da cidadania, decorrente da preservação dos bens culturais. É importante valorizar e preservar a arquitetura de São Paulo, o urbanismo e a paisagem, como patrimônios de responsabilidade coletiva, considerando que os bairros, as ruas e as edificações constituem registros documentais da história da cidade, de sua memória e da memória de seus habitantes. É fundamental que o indivíduo se conscientize quanto à importância de sentir-se parte integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e a interação entre eles, a fim de poder contribuir ativamente para a melhoria do mesmo. Nesta relação, a base da ação educativa, essencial para o exercício da cidadania, deve estimular a convivência da pluralidade, da diversidade e do convívio com a diferença.

Existem formas de expressão cultural que constituem o patrimônio vivo da sociedade, e a maneira de construir pode ser uma delas. Neste trabalho, optamos pelo estudo das técnicas construtivas existentes na cidade de São Paulo, aqui representadas por quatro Museus, a saber: Museu da Cidade de São Paulo, Museu de Arte Sacra, Pinacoteca e Museu Paulista.
Abstract: [en] This article aims at discussing the relationship between the human being, society and heritage, emphasizing the analysis about the idea of citizenship arising out of preservation of cultural goods. It is important to value and preserve the architecture of São Paulo, the urbanism and the landscape as heritage and collective responsibility. We understand that the districts, streets and buildings document the history and memory of the city as well as the history of its inhabitants. It is important that the person understands him/herself as an integrating part of the environment, the person is dependent and able to transform it and also able to identify its elements, as well as the interaction among them in order to be able to contribute actively to improve the environment. This relationship, which is the basis of the educational action, is essential for the citizenship practice. It is important to foster people to live with plurality, diversity and also show them the benefits of living with the difference. There are many different ways of cultural expression that constitute the a live society heritage and the way of constructing it can be considered one of them. For this study we have decided to work with constructive techniques that already exist in the city of São Paulo, like the four museums we chose: Museu da Cidade de São Paulo, Museu de Arte Sacra, Pinacoteca and Museu Paulista.
Titulação: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Orientador: Paulo de Assunção
Co-Orientador: Saide Kahtouni Proost de Souza
Assuntos: [pt] Patrimônio cultural
[pt] Ação educativa
[pt] Patrimônio cultural - Proteção
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica