Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Alexandre Apolo da Silveira Menezes Lopes
Título(s): [pt] Treinamento integrado como intervenção pedagógica no ensino do futebol.

[en] Integrated training with pedagogical intervention in the teaching of soccer.
Resumo: [pt] A evolução histórica do ensino e treinamento do Futebol evidencia, em sua fase mais recente, o método integrado como um meio viável de educar crianças por intermédio do esporte. Este método pode ser compreendido como aquele capaz de aproximar o treinamento à realidade do jogo por meio de Jogos Educativos. Abordar a Educação, a Educação Física e o Futebol como meio educativo, parece indicar um grande desafio para o Século XXI: o de levar o homem à compreensão de suas ações, e não apenas ser reprodutor de práticas tradicionais sem oportunidade de vivenciar práticas que respeitem, sobretudo, preceitos do desenvolvimento humano. Em busca de um posicionamento crítico a respeito do papel do Futebol como meio educativo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de orientação fenomenológica, cujos objetivos foram: a) Identificar os métodos aplicados e discutir sua aplicação nas escolinhas de Futebol; b) Identificar o conhecimento dos professores sobre Treinamento Integrado. A seleção da amostra foi constituída partindo das indicações feitas por três professores universitários sendo selecionadas três escolinhas de Futebol situadas na Região da Costa da Mata Atlântica. A coleta de dados constou de entrevistas com os professores de três categorias específicas: Sub-05, Sub-09 e Sub-15 a partir da seguinte questão geradora: O que você poderia me dizer sobre o método de Treinamento Integrado, ou seja, aquele que aproxima o treinamento da realidade do jogo por meio de jogos educativos? Em seguida, observaram-se as aulas com a finalidade de auxiliar o trabalho interpretativo do pesquisador. Tais dados foram analisados em dois níveis: dos depoimentos individuais, gerando perfis ideográficos e, posteriormente, em nível geral, reunidos em matrizes nomotéticas, constituindo a base para a interpretação dos resultados. As observações identificaram a utilização dos Métodos Analítico e Integrado na Categoria Sub-05, sendo que o Método Analítico apareceu utilizado conjuntamente a exercícios que parecem favorecer a aquisição dos padrões fundamentais de movimento. Na Categoria Sub-09 foi identificada à utilização do Método Analítico e do Método Integrado, com grande ênfase nos exercícios analíticos. Na Categoria Sub-15 foi identificada à utilização dos Métodos Analítico, Integrado e Compartimentado, sendo que este último pareceu não convergir com o que é preconizado pela literatura do Futebol e pela literatura que trata dos preceitos de desenvolvimento humano. De maneira geral, foi possível detectar que todos identificam o Método Integrado, porém a comparação com a prática mostrou que, apesar de utilizado, quatro professores não o compreendem ou não demonstram conhecê-lo plenamente. Os resultados chamam a atenção para a necessidade de aprimoramento técnico-pedagógico dos professores responsáveis pelas escolinhas de Futebol da região investigada através de cursos, palestras e formação em serviço.
Abstract: [en] The historical evolution of the teaching and training of Soccer makes evident, in its most recent phase, the Integrated Method as a viable way of educating children by means of sports. This method can be understood as the one that is able to bring the training closer to the reality of the game by means of Educational Games. Approaching Education, Physical Education and Soccer as educational means appears to indicate to us a great challenge for the 21st Century: leading man to understand his actions, and to not only to be a reproducer of traditional practices without an opportunity of experiencing practices that respect, above all, precepts of human development. In search of a critical positioning in respect to the role of Soccer as Educational Means, we did a qualitative survey of phenomenological orientation whose objectives were: a) to identify the applied methods and to discuss their applications in the Soccer schools; b) to identify the knowledge of the instructors about Integrated Training. The selection of the sample was performed based on indications made by three university professors. Three Soccer schools situated in the Atlantic Forest Costal Region were selected. The collection of data consisted of interviews with the instructors of three specific categories: Sub-05, Sub-09 and Sub-15 starting with the following lead question: “What can you tell me about the Integrated Training method, that is, the one that is able to bring the training closer to the reality of the game by means of Educational Games?” Next, their classes were observed with the finality of helping the interpretative work of the researcher. Such data were analyzed in two levels: the level of the individual testimonies, generating ideographic profiles and, afterwards, on a general level, joined in homothetic matrixes, constituting the base for the interpretation of the results. The observations identified the use of the Analytic and Integrated Methods in the Sub-05 Category, being that the Analytic Method was applied together with exercises that appear to favor the acquisition of movement fundamental standards. The use of the Analytic Method and the Integrated Method was identified in the Sub-09 Category, with a great emphasis in the analytical exercises. In the Sub-15 Category, the use of the Analytic Method, the Integrated Method and the Compartmented Method was identified, being that this last one appeared to us not to converge with what is recommended by Soccer literature and by the literature that discuss the precepts of human development. In a general manner, it was possible to detect that all identify the Integrated Method, yet comparison with the practice shows that, in spite of its use, four of the instructors do not understand the method or do not demonstrate complete knowledge of it. The results call attention to the necessity of the technical-pedagogical improvement of the instructors responsible for the Soccer schools in the searched region through courses, lectures, and in-service formation.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador: Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
Assuntos: [pt] Futebol - Treinamento
[pt] Metodologia de ensino
[pt] Treinamento integrado
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica