Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Maria Goretti Ramos Pereira
Título(s): [pt] A motivação de adolescentes para a prática da educação física: uma análise comparativa de instituição pública e privada.
Resumo: [pt] Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as causas que podem motivar ou não alunos e alunas de escolas públicas e particulares, integrantes da 8ª série do ensino fundamental, para a prática das atividades que são desenvolvidas nas aulas de Educação Física. A partir de minhas observações, na função de professora dessa área, foi possível detectar que muitos alunos, ao atingirem essa fase em sua trajetória escolar, principalmente as meninas, tornam­se apáticos em suas participações, independente dos conteúdos propostos. Com isso, buscamos investigar cientificamente as causas que impedem maior participação dos alunos dessa série, nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi construída numa abordagem qualitativa, utilizando­se da técnica de questionários, que foram aplicados aos meninos e meninas da 8ª série, em duas escolas que apresentaram convergência em diferentes aspectos, sendo uma da rede particular e outra da rede pública. A interpretação das respostas dadas pelos alunos fundamentou­se na Análise de Conteúdo de Bardin, L. (1977), o que permitiu verificar diferentes categorias baseadas em percepções positiva e negativa dos alunos, em relação às aulas de Educação Física, na escola. Houve diferença significativa das respostas quando comparamos a proporção de percepção positiva dos meninos e das meninas. Em relação à outra comparação possível e feita, dos diversos aspectos referentes ao tema entre escolas pública e particular, o resultado não apresentou significância. As categorias pesquisadas relacionadas às questões de infra­estrutura, que surgiram a partir dos discursos dos estudantes, as quais apontavam motivos de pouca ou muita participação nas aulas, mostraram diferença significativa na comparação da proporção entre meninos e meninas. Ao se comparar a proporção de alunos da escola particular com alunos da escola pública na questão percepção positiva, também não foi possível encontrar diferenças. Quanto à categoria relacionada ao aspecto da saúde, há diferença na proporção de alunos entre escola pública e particular. O conhecimento dos motivos de participação positiva e negativa em aulas, apresentados pelos alunos, reveste­se de importância ao permitir que os professores de Educação Física possam levá­los em consideração ao delinear os conteúdos, as estratégias e objetivos propostos, visando à formação global dos alunos e das alunas.
Abstract: [en] This search have as purpose know the causes that can motivate or not students of public and private schools, members of third level of the high school, for the activities’ practice developed on the physical education. From my observations, as a teacher of this area, was possible to discover that a lot of students, when they reach this stage on their school trajectory, especially girls, become indifference on their participations, indifferent of the proposed content. With this, we investigate scientifically the causes that impede more participation of students of this stage on the physical education classes. The search was building in one approach, using questions techniques, that was applied in boys and girls of the high school third level in two schools that showed affluence in different aspects, being one of the private and other of the public school. The interpretation of the answers given by the students was based on the Analysis’ Content of Bardin, L. (1977), what permitted us check different categories based in positive and negative perceptions of the students, with regard to the physical education classes, on the school. It had a meaningful difference on the answers when we compare the rates of the positive perception of boys and girls. With regard to the other possible comparison and produced among public and private schools, reporting in this aspect, the results didn’t show significance. The categories searched related on the structures questions, that appeared based on the students discuss, pointed reasons of little or much participations on the class, showed a meaningful difference comparing the rates between boys and girls. Comparing the rates of student from private schools with students from public schools in the positive perception was not possible find differences. In the categories searched related with the heath aspect, have difference on the public and privates school rates. The knowledge of the positive and negative participation reasons in the class, showed by the students, cover by importance when permit that the teachers of physical education can consider the delineate of the content, the strategies and the objectives proposed, sighting the globe formation of the students.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador: Vilma Leni Nista Piccolo
Assuntos: [pt] Educação Física escolar
[pt] Atividade física - Adolescente
[pt] Professor de Educação física
[pt] Motivação
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica