Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Resumo

Autor: Rodrigo Luiz Vecchi
Título(s): [pt] Ensinar para a compreensão: proposta de uma fundamentação teórica para a educação física escolar.
Resumo: [pt] Um determinado conhecimento é considerado compreendido por alguém quando pode ser transformado e adaptado em situações diferenciadas. Esta premissa é transmitida pela teoria “Teaching for Understanding” (TFU), que vem sendo estudada e aplicada cada vez mais em situações de aprendizagem, cuja criação se deu em 1988, pelo projeto Zero, na Pós-Graduação em Educação da Universidade de Harvard.
Com o interesse de avaliar como são desenvolvidas as aulas de Educação Física nas instituições que utilizam essa teoria na fundamentação do seu ensino, analisamos, primeiramente, três escolas da Argentina. Através de entrevistas e observações buscamos detectar como essas aulas estão inseridas nas propostas pautadas pelo EpC. A partir deste diagnóstico, buscamos no Brasil analisar as escolas que fundamentam seu plano curricular nessa teoria, identificando até que ponto as propostas de Educação Física estão conectadas com os princípios que ela determina. Em Salvador, local onde encontramos sete escolas com o perfil supramencionado, pudemos constatar a mesma situação encontrada em Buenos Aires, ou seja, a Educação Física escolar extremamente distante das discussões teóricas. Já em São Paulo encontramos uma escola na qual o EpC fundamenta seu processo de ensino-aprendizagem, inclusive na área da Educação Física. Optamos, assim, estudar esta instituição através de um estudo de caso. Após uma análise interpretativa dos discursos dos sujeitos entrevistados (cinco professores, dois estagiários e um coordenador da área de Educação Física); de duas reuniões coletivas de área; de aulas observadas, mais informações documentais, pudemos constatar aspectos que aproximam a Educação Física desenvolvida nessa instituição, com as características do EpC. Esses aspectos estão presentes desde o planejamento do ensino que é composto por elementos da teoria, até as reflexões com os alunos relacionadas à compreensão do conhecimento. Essa pesquisa ainda se propôs apontar diretrizes para o desenvolvimento de aulas de Educação Física fundamentadas no EpC, apresentando aspectos importantes a serem refletidos tanto pela escola como pelos professores que utilizam a teoria.
Abstract: [en] A determined knowledge is considered understood by someone when it can be changed and adapted to different situations. This premise is transmitted by the theory "Teaching for understanding" (TFU), that has been studied and applied more and more in learning situations. Created in 1988 by project Zero, in the postgraduation in education of Harvard. Interest in evaluating how are developed the physical education's classes that use this theory on the teaching's baseament, doing na analyze, firstly, in three argentine's schools.Through interviews and observations we trie to detect how these classes are inserted in the EpC's offers. Through this diagnostic, we seached to analyze the schools in Brazil that base their curricular plans on this theory, and tried to identify even where the offers of physical education are connect with the principle that they are determined. In Salvador city we visited seven schools with the profile as mentioned before, and we could certify the same situation found in Buenos Aires, the school physical education extremely far from the theory's discuss. Then, in São Paulo city, we found a school in wich the EpC bases their process of teaching-learning, incluiding on the physical education area. We opted, in this way, to study this institution through a study case. After a interpretative analysis of the speeches of the citizens interviewed (five teachers, two trainees and one physical education coordinator); of two area general meetings ], of observed classes, and of more bills information, we could observe aspects that approximate the physical education developed in this institution with the EpC characters. These aspects are present from the teaching planning, that is composed by the theory elements, until the students reflections related with the knowledge comprehension. This search proposed to point directions for the physical education based on EpC's development, showing important aspects to be reflected even by the directors school as much as by the teachers who use the theory
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador: Vilma Leni Nista-Piccolo
Assuntos: [pt] Educação física escolar
[pt] Aprendizagem
[pt] Educação física para crianças
Data da Defesa: XX/XX/2006
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)

Pesquisa Específica